twitter

Margarida Silva conquista prata nos 1.500 metros dos Jogos Surdolímpicos

Margarida Silva conquista prata nos 1.500 metros dos Jogos Surdolímpicos
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 19 de novembro de 2025, às 14:09

«Nunca tinha perdido um ténis durante a prova, mas não me foquei nisso e corri até ao final».

A atleta Margarida Silva foi hoje prata nos 1.500 metros dos Jogos Surdolímpicos, em Tóquio, no Japão, apesar de ter perdido uma sapatilha durante a prova, e elevou para três as medalhas conquistadas pela comitiva portuguesa.

Margarida Silva, com 4.40,60 minutos, só foi superada pela russa Iuliia Abubiakirova (4.39,65), primeira, a competir sob bandeira neutra, e impôs-se à queniana Sharon Bitok (4.43,65), terceira.

«Foi quase como se tivesse visto este momento muitas vezes e é a sua concretização. Nunca tinha perdido um ténis durante a prova, foi a primeira vez, mas não me foquei nisso e corri até ao final independentemente das condições», disse Margarida Silva.

Esta é a terceira medalha da comitiva portuguesa em Tóquio, após o ouro da judoca Joana Santos e o bronze do ciclista André Soares, e se não fosse a contrariedade da sapatilha o resultado podia ter sido diferente.

«Acredito que se não tivesse tido este percalço o desfecho podia ter sido diferente, mas foi muito bom e não posso estar triste por isso. Fui inteligente a correr e acredito que estive à altura do desafio», assegurou a atleta.