O Estádio D. Afonso Henriques vai abrir portas para uma colheita de sangue no próximo dia 20 de novembro, quinta-feira. A ação realiza-se no âmbito de uma parceria entre o Vitória Sport Clube, o Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST) e Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados (GLX LTM) e decorrerá entre as 14h30 e 19h00. A colheita de sangue é aberta a toda a comunidade e será possível fazer o registo na base nacional de dadores de medula óssea.
Para ser dador de sangue, são critérios indispensáveis pesar pelo menos 50 kg, ter idade igual ou superior a 18 anos, não ter feito nenhuma doação nos últimos três meses (homens) ou nos últimos quatro meses (mulheres) e ser saudável. Os potenciais dadores de medula óssea, que pretendam fazer o registo, ficando posteriormente disponíveis como dadores, têm de ter entre 18 e 35 anos, sendo essenciais os dadores jovens (18-23 anos), e nunca ter recebido uma transfusão de sangue. É obrigatório apresentar o Cartão de Cidadão. O questionário de saúde é avaliado no momento da inscrição. Aconselha-se também que todos os dadores já inscritos façam a atualização de dados na página da IPST.
Os hospitais portugueses precisam diariamente de cerca de 1000 unidades de sangue para salvar vidas. A dádiva de sangue é um gesto rápido, seguro e simples. A solidariedade e o espírito de comunidade é central na missão do Vitória Sport Clube e de todos os vitorianos.
A colheita de sangue será feita por ordem de chegada. O acesso deverá ser feito pela porta da fachada principal do Estádio D. Afonso Henriques.