O GDR Santa Tecla deu a conhecer a sua equipa de atletismo para a nova temporada e da qual fazem parte nomes sonantes.
A começar pelo internacional noruguês, Narve Nordas, que não marcou presença na apresentação por estar a efetuar um estágio em altitude, mas vai representar o Santa Tecla no Nacional de Corta-Mato, a disputar no dia 23 deste mês, em Lagoa, no Algarve.
Estamos a falar de um atleta com duas presenças em Jogos Olímpicos de uma medalha de Bronze nos Mundias de Atletismo, em Budapeste (2023) nos 1500 metros.
A Nordas juntam-se outros atletas de renome nacional como Miguel Borges (ex-SC Braga), Samuel Freire (ex-Sporting) e André Pereira (ex-Benfica) que elevam as ambições do Santa Tecla para a lutar pelos pódios a nível nacional.
Do ano passado transitam Fábio Vidrago, Amado Martins, João Rodrigues e Rafael Lopes.
Fazem parte da equipa de veteranos: José Andrade, José Nogueira, Nélson Moura, Flávio Gonçalves e Alexandre Martins.
O Team Manager da secção de atletismo do GDR Santa Tecla, Alexandre Martins, deixou bem vincados os objetivos. «Começámos isto há três anos e conseguimos pódios a nível regional. No ano passado apostámos mais um pouco e conseguimos mostrar-nos no panorama do atletismo nacional com um quinto lugar no corta-mato longo. Aos poucos temos tentamos crescer de forma sustentável e dar-nos a conhecer aos patrocinadores e mostrar a forma séria como trabalhamos para que eles possam cada vez mais apostar em nós.
Este ano temos uma aposta muito forte e vincada naquilo que são objetivos nacionais. Queremos intrometer-nos na luta pelos pódios nacionais com SC Braga, Sporting e Benfica. É por isso que fomos buscar um atleta a um dos três clubes.
Quando outros parecem que estão a deixar cair a modalidade, o Santa Tecla veio para valorizar o atletismo. Temos que saber valorizar os atletas. Este ano queremos muito lutar por esses objetivos. Conseguimos também as renovações que são muito importantes, como o Rafael Lopes, que fez uma época fantástica, com uma internacionalização», disse.
Alexandre Martins falou também da possibilidade de contar com um atleta da qualidade de Narve Nordas.
O atletismo permite que os clubes possam ter um atleta estrangeiro por prova. Se Benfica, Sporting e SC Braga, têm apostado em africanos, nós optámos por um atleta europeu muito vincado, que vai trazer uma imagem muito forte ao clube e também à cidade de Braga e ao atletismo nacional.
Termos Narve Nordas a disputar um Corta-Mato Nacional pelo nosso clube é algo que está já a ter algum impacto e só temos de agradecer aos nossos patrocinadores.
Rui Silva, da administração da Campicarn, patrocinador da secção de atletismo do GDR Santa Tecla, também explicou esta aposta.
«A Campicarn tem já um histórico no patrocínio de algumas insígnias ligadas ao desporto e esta aposta no Santa Tecla dá mais visibilidade à nossa marca e é uma forma de atingir outros públicos.

Miguel Borges (ex-SC Braga): «Queremos Acabar no top3
no nacional de Corta Mato e de estrada»
Miguel Borges (ex-SC Braga) é um dos reforços do Santa Tecla para a nova época e aponta um lugar no pódio em duas provas primordiais para o clube bracarense.
«As expetatvias são altíssimas. O investimento que o clube fez na secção de atletismo são elevadas e as expectativas têm que estar altas.
Conseguimos reunir um grupo de atletas fortes e competitivos e daí os nossos objetivos passarem por terminar no top três do campeonato nacional de Corta Mato, agora em novembro no Algarve, e do Campeonato Nacional de Estrada, em janeiro.

O atleta falou ainda dos motivos que o levaram a optar pelo Santa Tecla e das suas ambições em marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
«Para além do clube, optei pelo Santa Tecla pelo valor das pessoas.
Isso para mim é muito importante porque pauto a minha vida pelo valor da pessoas.
A abordagem do Santa Tecla é muito pertinente, numa altura que estou a apostar forte para estar presente nos Jogos Olímpicos [Maratona], em 2028, em Los Angeles. O Santa Tecla é o clube ideal».
Alberto Alves (Pres. Junta de S. Victor): «O GDR Santa Tecla
é dos mais ecléticos da freguesia»
Alberto Alves, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, também marcou presença na apresentação da equipa de atletismo do clube.
«Para a nossa freguesia, é um motivo de orgulho ter um clube como o GDR Santa Tecla que, arrisco dizer, será um dos mais ecléticos da nossa freguesia e leva o seu nome além fronteiras», disse.
