O Historic Rally Fafe realiza-se entre amanhã e sábado, marcando a estreia da prova no Campeonato da Europa FIA de Ralis Históricos (CERH), com 69 inscritos.
O português Rui Madeira, campeão do mundo na classe de Produção em 1995, regressa à competição histórica com um Mitsubishi Lancer Evo III, sendo o único representante nacional, inscrito na nova classe P2000/P2.
Além da vertente europeia, o rali conta também para a Taça de Portugal de Clássicos e o Campeonato Norte de Ralis.
O programa arranca hoje com o Shakedown em Gontim, realizado em sentido inverso (de Pedraído até à Lagoa). O trânsito estará interdito na EN205 entre os quilómetros 86,5 e 90,0 durante o dia.
Amanhã, a partida oficial está marcada para as 09h30, junto à Câmara Municipal de Fafe, com seis provas especiais de classificação, e duas passagens por Montim/Vila Pouca, Cabeceiras e Anjos/Gontim.
No sábado, decorre a etapa decisiva: Várzea Cova, Queimadela/Travassós e Vila Cova.
A chegada e consagração dos vencedores vai decorrer no Parque Fechado da Feira Velha, às 15h17.
A estreia de Fafe no FIA European Historic Rally Championship representa um marco histórico, juntando o prestígio internacional à tradição local e promete uma viagem à era dourada dos ralis, com máquinas icónicas como o Toyota Celica Turbo 4WD, BMW M3, Subaru Legacy e Renault 5 Turbo Cevennes.