twitter

FPF confirma mudanças na SAD do Moreirense

FPF confirma mudanças na SAD do Moreirense
Fotografia MFC

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 04 de novembro de 2025, às 17:03

Verificou-se alterações nos detentores de capital social do clube vimaranense.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou que as estruturas acionistas da SAD do Moreirense, do Tondela e do Alverca, equipas da I Liga portuguesa de futebol, mudaram entre as épocas 2024/25 e 2025/26, no relatório da transparência.

Segundo o documento disponível no sítio oficial na Internet, 29 das equipas que competem na I e na II Liga, os campeonatos profissionais em solo luso, são tuteladas por sociedades anónimas desportivas (SAD), tendo-se verificado alterações nos detentores de capital social do Moreirense, do Tondela, do Alverca e ainda do ‘secundário’ Penafiel.

Detida maioritariamente pelo clube fundador (75%) no início da temporada 2024/25, a SAD do Moreirense conta agora com a participação maioritária do fundo Black Knight Football Club (70%), sendo a restante percentagem dividida entre um acionista singular (20%) e o clube fundador (10%).

Os sócios do emblema do concelho de Guimarães aprovaram a venda da maioria do capital ao fundo proprietário do Bournemouth, da Liga inglesa, numa Assembleia Geral extraordinária realizada em 31 de maio de 2025.

As estruturas acionistas de Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga, Santa Clara, Vitória de Guimarães, Famalicão, Nacional, Rio Ave, Estrela da Amadora e AVS transitaram de 2024/25 para 2025/26 sem qualquer alteração.