twitter

ABC procura retomar vitórias frente ao Marítimo

ABC procura retomar vitórias frente ao Marítimo
Fotografia ABC

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 24 de outubro de 2025, às 16:56

Em jogo com rival direto na luta pelo acesso ao Grupo A do Campeonato de Andebol 1.

O ABC recebe amanhã, às 17h, no Pavilhão Flávio Sá Leite, o Marítimo, em jogo a contar para a nona jornada da fase regular do Campeonato Placard Andebol 1.

Depois de um fim de semana sem vitórias, os academistas encaram este encontro como uma oportunidade para regressar aos triunfos e reforçar a ambição de garantir um lugar no Grupo A.

O jogador Tomás Teixeira reconhece a importância do desafio, sublinhando que a equipa está determinada em dar uma resposta positiva, após a última derrota frente ao Águas Santas (26-23).

«Temos um jogo muito importante, depois de no fim de semana passado não termos conseguido alcançar a vitória, onde falhou-nos a concentração em momentos decisivos», afirmou o lateral.

Apesar do desaire, o atleta acredita que o grupo reagiu bem durante a semana: «Sabendo que é sempre difícil trabalhar sobre as derrotas, penso que a equipa está a dar uma resposta muito positiva.»

O adversário deste sábado, o Marítimo, ocupa atualmente o quarto lugar, o último que dá acesso ao grupo A, e é, por isso, um rival direto na luta pelos objetivos minhotos.

«Temos já uma excelente oportunidade de dar outra resposta, frente a um dos nossos adversários, o Marítimo, que ocupa neste momento o quarto lugar, o último lugar de acesso ao grupo A, que dá acesso à posição que nós queremos terminar no final desta fase regular», explicou Tomás Teixeira, acrescentando que se trata de «uma equipa com muita qualidade, tanto individual como coletiva, com um estilo de jogo muito próximo», mas garantiu que o grupo está preparado «para contrariar as adversidades».

O jogador aproveitou ainda para deixar um apelo aos adeptos:

«Apelo aos nossos adeptos e simpatizantes que nos venham a apoiar e que se possa construir uma excelente moldura humana para que juntos possamos conquistar os três pontos. Contamos convosco, sábado, às 17h, aqui no Sá Leite.»

Também o treinador Filipe Magalhães destacou a exigência do encontro e a necessidade de paciência e união defensiva para contrariar o jogo madeirense.

«Sábado é mais um jogo difícil, um jogo contra o Marítimo, um adversário que também tem a ambição de ficar no quarto lugar e, portanto, espera-nos um jogo de muita intensidade», começou por referir o técnico, alertando para a estratégia ofensiva do adversário: «Vamos ter que ser muito pacientes para conseguir defender o ataque sete contra seis do Marítimo. É um ataque bem trabalhado, com algumas características interessantes, e nós vamos ter que ter a capacidade e a persistência de estar a defender e perceber que estamos menos um.»

Para Filipe Magalhães, a chave do sucesso estará na coesão defensiva:

«Vamos ter que nos ajudar mais, que nos movimentar mais, que ser mais unidos. É neste momento, na defesa, que vamos ter que ser bons para ganharmos o jogo.»

Consciente da importância do resultado, o treinador fez igualmente questão de convocar o apoio do público bracarense.

«O resultado da semana passada obriga-nos a ganhar este jogo para continuarmos na luta pelo quarto lugar, portanto fazia um apelo aos nossos adeptos que viessem ver o jogo, nos viessem apoiar e ajudar a conquistar esta vitória», finalizou.