Decorreu hoje a apresentação do Histórico Rally de Fafe, prova que regressa à estrada nos dias 7 e 8 de novembro, e que integra, este ano, o Campeonato Europeu de Clássicos, a Taça de Portugal de Clássicos e o Campeonato Regional Norte. Máquinas clássicas dos anos 60 até aos 2000 vão regressar às estradas de Fafe, e, nesta edição, também por troços nos concelhos de Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho.
Carlos Cruz, presidente do Demoporto, apresentou em detalhe o itinerário e estrutura do rally. Segundo o dirigente, o Histórico Rally de Fafe vai decorrer ao longo de 130,48 quilómetros cronometrados, com um total de 12 etapas classificativas para o campeonato. «Desde 2020 que tentamos trazer o campeonato histórico europeu para Fafe. Curiosamente, no ano em que não insistimos, fomos nós contactados pela organização internacional. Há coincidências felizes, e esta foi uma delas», contou.
O dirigente explicou que a prova arranca no dia 6 de novembro, com o shakedown em Gontim, e prossegue nos dias 7 e 8 com troços novos e emblemáticos. «Na sexta-feira teremos dois troços percorridos duas vezes, um deles a cortar pela primeira vez a EN206. Estreamos também um troço totalmente novo em Cabeceiras, com zonas de terra ideais para estes carros clássicos, e outro que atravessa parte do concelho de Vieira do Minho», detalhou.
No domingo, a prova regressa em exclusivo ao concelho de Fafe, com especiais em Várzea Cova, Queimadela -Trabações e Vila Cova, encerrando com a cerimónia de pódio às 16h00. Os reagrupamentos e parque de assistência estarão instalados, como habitual, no Parque da Cidade de Fafe, junto à Feira Velha.
Carlos Cruz destacou ainda o caráter popular do evento:
«Queremos que o público esteja perto da emoção, mas sempre longe do perigo. É uma prova para toda a família. Os mais novos terão oportunidade de ver carros que fizeram história até ao ano 2000, muitos deles verdadeiras lendas do WRC.»
O vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, Parcídio Summavielle, abriu a cerimónia sublinhando a importância histórica da prova e agradecendo o contributo de todos os envolvidos.
«Temos hoje a grata oportunidade de apresentar o histórico Rally de Fafe. É um evento que orgulha a cidade e que reforça a nossa ligação ao automobilismo», destacou Parcídio Summavielle. O autarca aproveitou para agradecer «às forças de segurança, bombeiros, proteção civil, juntas de freguesia e funcionários do município» pelo trabalho que torna possível a realização da prova, bem como «à compreensão dos moradores das zonas afetadas pelos cortes de estrada».
«Estas provas são possíveis porque há pilotos, navegadores e um público extraordinário que sempre colabora. Pedimos apenas que venham em grande número, com a mesma paixão de sempre, mas também com responsabilidade e segurança. Fafe tem uma relação longa com o desporto automóvel, e esta prova volta a afirmar o nosso nome no panorama nacional e internacional», afirmou.
Fafe recebe Eco Rally este fim de semana
Parcídio Summavielle, recordou na apresentação do evento que, no próximo fim de semana, Fafe recebe pela primeira vez o Eco Rally de Fafe, prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias.