Hani Hersi, do Djibuti, sagrou-se campeão da 11.ª edição da Meia Maratona de Famalicão, e, no feminino, Noshin Kimuge, natural do Quénia, foi a vencedora da prova de 21 quilómetros, realizada, ontem, pelas ruas do concelho.
O evento reuniu mais de 3500 atletas, em representação de 23 nacionalidades distintas.
«É a minha primeira vez em Portugal, estou muito feliz, muito orgulhoso por conseguir ganhar e chegar à meta», disse Hani Hersi, ainda ofegante, em declarações à imprensa presente.
O primeiro classificado masculino, Hani Hersi, venceu com tempo recorde (01:01:03), o segundo lugar foi alcançado por George Kiptum (01:03:01), do Quénia, e o bronze foi para Shadrack Korir, também do Quénia (01:05:01). Destaque ainda para o português Miguel Borges, que se classificou na quarta posição.
No pódio feminino, da prova rainha, a vencedora Noshin Kimuge também bateu o recorde de 2024, com um tempo de 01:13:05).
Seguiu-se, em segundo lugar, Vanessa Carvalho, atleta do SC Braga (01:15:04). Marta Martins, do GDC Guilhovai, fechou o pódio (01:19:47).
«Eu dei o meu melhor, foi uma prova difícil com muitas subidas», referiu a vencedora Noshin Kimuge.
Na corrida dos 10 quilómetros, Fernando Serrão sagrou-se vencedor, seguido João Azevedo, e na terceira posição, Mário Martins.
No pódio feminino dos 10 quilómetros, Mónica Silva venceu a prova, seguida de Mariana Regalo, e Esmeralda Meira, do Vitória SC, a fechar o pódio.