twitter

SAD do Sporting de Braga com resultado líquido negativo de cerca de 11 milhões

SAD do Sporting de Braga com resultado líquido negativo de cerca de 11 milhões
Fotografia DR

Publicado em 13 de outubro de 2025, às 18:52

Exercício não contempla as vendas de Roger Fernandes e Simon Banza

A SC Braga – Futebol SAD (ou Braga SAD) apresentou hoje o Relatório e Contas referente ao exercício de 2024/25 e que terminou com prejuízo de quase 11 milhões de euros (10,985 M). De salientar que beste balanço não foram contabilizadaa as vendas de Roger Fernandes ao Al Ittihad, por 32 milhões de euros, e de Simon Banza, para o Al Jazira, por 9,5 milhões, que foram realizadas já depois do fecho do exercício em causa.

 

A Braga SAD apresenta, ainda asssim, um EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) positivo de 6,162 milhões de eurose. A explicação dada para estes números pela SAD arsenalista tem ver com «um contexto de investimentos significativos, quer a nível desportivo com a aquisição de direitos de atletas de enorme potencial, quer a nível infraestrutural com destaque para a edificação do Estádio Amélia Morais», pode ler-se no comunicado postado no site oficial do clube.

Ainda segundo a mesma nota, este cenário poderia ser facilmente revertido caso «a administração da Sociedade tivesse aceitado propostas pelos direitos desportivos dos seus principais atletas». «Contudo, tendo em conta a estratégia da Braga SAD, prevaleceu a vontade de preservar o talento interno e manter uma base forte e consolidada com vista a serem alcançados os objetivos propostos para o arranque de 2025/2026 (nomeadamente a entrada na UEFA Europa League)».

O ativo da SAD subiu para 169,7 milhões de euros [aumentou 1,7 milhões], sendo «o maior de sempre» registado pela Sociedade, mas o passivo também registou uma subida de 12,7 milhões, cifrando-se agora nos 100,7 milhões. A SAD do SC Braga terminou a temporada 2024/25 com capitais próprios positivos de 69 milhões de euros, o que permite uma autonomia financeira de 41 por cento.

 

Recorde-se que o banqueiro moçambicano Inaete Merali adquiriu recentemente a posição da Sundown Investments Limited (entidade cujo beneficiário efetivo era Iwan McOwens), tornando-se aora o terceiro maior acionista.

O SC Braga, com 36,99 por cento é o maior acionista, e a Qatar Sports Investments (entidade cujo beneficiário efetivo é o Estado do Qatar) detém 29,60, a Sundown Investments Limited detém 17,04 e os restantes 16,37 estão distribuídos por outros pequenos acionistas.



 

Acionistas chamados a AG no dia 21 de outubro

Os acionistas da SAD do SC Braga já foram convocados para reunir em Assembleia Geral Ordinária, a realizar no dia 21 de outubro, na Cidade Desportiva, às 17h00. A reunião magna tem como pontos da ordem de trabalhos: Deliberar sobre o relatório de gestãi e contas do excercício findo [2024/25]; Deliberar sobre a proposta da aplicação de resultados e aprovação do orçamento da sociedade, entre outros.