twitter

Pedro Proença garante que «não há mapeamento clubístico» nos quadros da FPF

Pedro Proença garante que «não há mapeamento clubístico» nos quadros da FPF
Fotografia SC Braga

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 11 de outubro de 2025, às 17:05

Desmentiu, categoricamente, o presidente do Sporting, Frederico Varandas.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, garantiu hoje que “não há mapeamento clubístico” nos órgãos sociais do organismo, no qual assegura a idoneidade de “pessoas competentes e capazes”.

"Não há nenhum mapeamento clubístico. Vamos ver se nos entendemos: quando existiu o processo eleitoral, toda a gente sabe, são de conhecimento público as tendências clubísticas — direi que eventualmente religiosas ou políticas — dos seus candidatos, é fácil conhecer estes números. A FPF tem nos seus altos quadros pessoas altamente competentes, e foi isso que se escolheu para esta candidatura: pessoas competentes e capazes de fazerem, por exemplo, estes eventos reconhecidos mundialmente”, realçou o responsável máximo pela FPF, na zona mista, antes de entrar na Arena Portugal para o último dia do Portugal Football Summit.

Antes de protagonizar a última intervenção do evento realizado na Cidade do Futebol e que hoje termina, Pedro Proença defendeu de forma intransigente a idoneidade dos elementos que consigo compõem os órgãos sociais da FPF.

“Há uma página nova na FPF no que se liga às regras de compliance, boas práticas. Hoje as pessoas são independentes, estou há quase 30 anos no futebol, passei por áreas muitíssimo delicadas, muito difíceis, nunca escondi quais eram as minhas opções, mas acima disto tudo está um presidente que quer é a competência, o rigor, que Portugal seja campeão do mundo no próximo Mundial, estamos a fazer tudo para que isso aconteça”, assegurou.

Questionado sobre as declarações de Frederico Varandas, que se referiu a um “mapeamento” que indica uma predominância de apoiantes do Benfica nos órgãos sociais da FPF, Proença identifica a sua “responsabilidade de ter esta magistratura positiva”, clarificando que “não se intromete nestes movimentos e está atento”, avisando que “quando for o momento de agir, agirá com certeza”.

“Temos hoje um jogo importantíssimo e aquilo que me apraz registar neste momento, enquanto presidente da Federação, é o seguinte: hoje, na FPF, temos competência, pessoas independentes e que querem reger esta organização por estes princípios dos quais eu não vou abdicar”, concluiu.

O Portugal Football Summit, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), teve início na quarta-feira e decorre até hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras, com o objetivo de discutir o futuro do desporto a nível nacional e mundial.