A terceira edição do Torneio da República realizou-se no passado sábado, reunindo 32 arqueiros, provenientes de cinco clubes portugueses e outros cinco espanhóis, em Monção.
Disputado em formato indoor, o torneio utilizou alvos triplos Las Vegas, que atribuem 11 pontos ao centro, em contraste com os habituais 10. Esta particularidade acrescentou um grau extra de exigência técnica e competitiva, elevando o nível da prova organizada pela SATA.
Estiveram representados clubes desde a Corunha até Lisboa, num evento que marca o arranque oficial da época de Campeonatos de Sala em Portugal e Espanha.
Este ano, o torneio distinguiu-se pela atribuição de prémios monetários, sendo atualmente o único em Portugal com este tipo de incentivo. A presença de clubes estreantes e de quatro arqueiros do Sporting, que viajaram quase 500 quilómetros para participar, foi destacada pela organização como um sinal de crescimento e reconhecimento do torneio. Na divisão Recurvos, o pódio foi dominado pelo clube espanhol Lumelar, com Marcos Rodriguez a conquistar o primeiro lugar, seguido de Nuno Carneiro, da SATA, e David Seara, também do Lumelar. Na divisão Compound, a vitória sorriu a Teo Iglesias, do clube espanhol Meigarco, seguido de João Almeida, do Sporting, e Rubém Alleres, da SATA.