twitter

Torneio da República reuniu 32 arqueiros em Monção

Torneio da República reuniu 32 arqueiros em Monção
Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 08 de outubro de 2025, às 09:16

O evento contou com a participação de cinco clubes de tiro com arco portugueses e cinco espanhóis.

A terceira edição do Torneio da República realizou-se no passado sábado, reunindo 32 arqueiros, provenientes de cinco clubes portugueses e outros cinco espanhóis, em Monção.

Disputado em formato indoor, o torneio utilizou alvos triplos Las Vegas, que atribuem 11 pontos ao centro, em contraste com os habituais 10. Esta particularidade acrescentou um grau extra de exigência técnica e competitiva, elevando o nível da prova organizada pela SATA.

Estiveram representados clubes desde a Corunha até Lisboa, num evento que marca o arranque oficial da época de Campeonatos de Sala em Portugal e Espanha.

Este ano, o torneio distinguiu-se pela atribuição de prémios monetários, sendo atualmente o único em Portugal com este tipo de incentivo. A presença de clubes estreantes e de quatro arqueiros do Sporting, que viajaram quase 500 quilómetros para participar, foi destacada pela organização como um sinal de crescimento e reconhecimento do torneio. Na divisão Recurvos, o pódio foi dominado pelo clube espanhol Lumelar, com Marcos Rodriguez a conquistar o primeiro lugar, seguido de Nuno Carneiro, da SATA, e David Seara, também do Lumelar. Na divisão Compound, a vitória sorriu a Teo Iglesias, do clube espanhol Meigarco, seguido de João Almeida, do Sporting, e Rubém Alleres, da SATA.