twitter

Braga foi palco da etapa final do projeto “Building Bridges”

Braga foi palco da etapa final do projeto “Building Bridges”
Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 08 de outubro de 2025, às 10:17

O projeto tem como objetivo desenvolver um manual para o Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR).

Braga foi palco da etapa final do projeto “Building Bridges”, uma iniciativa Erasmus+ Sport que reuniu representantes de Portugal, Macedónia do Norte, Sérvia, Irlanda e Espanha (Barcelona). O projeto tem como objetivo desenvolver um manual para o Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), que sirva de guia técnico e educativo para a modalidade a nível europeu e mundial.

«A última etapa do projeto, pelo trabalho desenvolvido pela APD Braga BCR e pelo seu treinador, ficou decidido ser realizada em Braga. É um orgulho para a cidade, para a modalidade e para a instituição APD Braga BCR», destacou Ricardo Vieira, técnico da APD Braga BCR.

O manual, que já se encontra em fase de disseminação, foi desenvolvido, à distância, entre todos os países parceiros e apresenta um conteúdo «extremamente detalhado», informou Ricardo Vieira, acrescentando que o projeto estará concluído no dia 31 de outubro.

«O manual conta com o mais básico para constituir uma equipa, desde a formação de técnicos e captação de patrocínios, até questões de controlo antidoping, algo muito detalhado», acrescentou.

O documento está disponível em português, sérvio, espanhol e macedónio, e será divulgado por todo o território nacional. «O próximo passo agora é a disseminação em massa, por todo o país e por toda a Europa. A ideia é ajudar os clubes que estão em iniciação», destacou o técnico. Algumas equipas portuguesas já começaram a adotar o manual e a aplicá-lo nas suas estruturas de formação e competição.

A Federação Portuguesa de Basquetebol destacou que «no âmbito da Promoção e Cooperação Internacional na área do Basquetebol em Cadeira de Rodas, com o suporte da União Europeia, foi criado o Manual», disponível na página oficial da federação.

«Este manual será um útil instrumento de trabalho para aumentar competências para treinadores e outros agentes desportivos que atuam ou possam vir a atuar nesta modalidade. O objetivo deste Manual é ser uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do Basquetebol em Cadeira de Rodas, em especial para quem está a iniciar a sua atividade nesta modalidade. De referir que este mesmo manual tem igualmente a versão em inglês e nas várias línguas dos países intervenientes no projeto», como se pode ler no website da federação.