twitter

Elmer Moller perde nos quartos de final e Braga Open vai coroar mais um campeão inédito

Elmer Moller perde nos quartos de final e Braga Open vai coroar mais um campeão inédito
Fotografia

Publicado em 04 de outubro de 2025, às 10:33

Ténis

Elmer Moller não resistiu à jornada de ontem e foi eliminado nos quartos de final do Braga Open, ATP Challenger 75 que assim coroará o oitavo campeão diferente em igual número de edições. Entre os semifinalistas do torneio que a Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal de Braga organizam até amanhã está Vilius Gaubas, vencedor em Lisboa no último fim de semana.

Um ano após ter inaugurado o palmarés Challenger na Cidade dos Arcebispos, o dinamarquês Elmer Moller (122.º) — entretanto vencedor de um outro torneio em solo português, o Oeiras Open 125 — procurava tornar-se no primeiro bicampeão da história do Braga Open, mas uma derrota por 7-5 e 6-4 frente ao espanhol Alejandro Moro Cañas (266.º) deitou por terra as aspirações.

A campanha de 2024 foi, em grande parte, construída nos courts cobertos por causa do mau tempo, mas em 2025 o torneio está a desenrolar-se ao ar livre e neste cenário foi o espanhol, semifinalista dos dois Challenger do Porto este ano (um em piso rápido e outro em terra batida), a sorrir por último

Moro Cañas nunca tinha jogado o Braga Open e está pela quarta vez esta época nas meias-finais de um Challenger, tendo agora a possibilidade de igualar a prestação de fevereiro em Tenerife, onde terminou como vice-campeão.

Para isso, o jogador nascido em Madrid há 24 anos terá de passar pelo croata Luka Mikrut (239.º).

O jovem de 21 anos também disputa o torneio pela primeira vez e venceu o encontro mais equilibrado desta sexta-feira ao anular um match point no tie-break do terceiro set para eliminar o qualifierSumit Nagal (289.º pouco mais de um ano após ter sido top 70) pelos parciais de 5-7, 6-1 e 7-6(8) ao cabo de 2h58.

Depois de ganhar quatro títulos ITF entre março e abril, Mikrut ergueu o primeiro Challenger do palmarés em Como já no verão e agora procura a terceira decisão no circuito secundário.

Na metade superior do quadro está o jogador que atravessa a melhor forma em Portugal, o lituano Vilius Gaubas. Campeão no Lisboa Belém Open no domingo, o ex-pupilo de Pedro Pereira (viveu em Tavira dos 9 aos 15 anos) celebrou pela oitava vez consecutiva no país que descreve como "uma segunda casa" ao vencer o argentino Marco Trungelliti (141.º) por 6-3, 3-6 e 7-5 já sob os holofotes.

Vilius Gaubas procura tornar-se no primeiro jogador desde Gastão Elias, em abril de 2022, a vencer torneios Challenger em semanas consecutivas no nosso país.

O lugar na final deste Braga Open vai ser discutido com Zdenek Kolar (236.º), checo que seis anos depois repetiu o apuramento para a penúltima fase ao dar a volta ao lucky loser espanhol Javier Barranco Cosano (334.º) com 2-6, 7-5 e 6-1.

As meias-finais do Braga Open vão disputar-se  hoje, a partir das 11 horas,  com o embate entre Moro Cañas e Mikrut, seguido do duelo de Kolar com Gaubas.

A fechar a jornada, não antes das 15 horas, os brasileiros Marcelo Demoliner e Orlando Luz (primeiros cabeças de série) discutirão o título de pares com o búlgaro Alexander Donski e o sérvio Stefan Latinovic.