AF Viana do Castelo criou o Centro de Formação Desportiva para Guarda-redes, cujos treinos iniciaram na quarta-feira, no Complexo Desportivo do Triunfo, em Ponte de Lima. Nesta fase serão integrados todos os guarda-redes do distrito, nos escalões de Sub13 e Sub14, dando assim a oportunidade aos jovens atletas de participar em vários treinos específicos, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento individual, a performance e a partilha de experiências.
Deste lote alargado de guarda-redes sairão depois os convocados para integrar as seleções de Sub 13 e Sub 14, que irão representar o distrito de Viana do Castelo em vários torneios. Os próximos treinos serão realizados noutros concelhos do Alto Minho.
No futebol moderno os guarda-redes tornaram-se em jogadores vitais na construção de jogadas ofensivas, atuando não apenas como defesas, mas também como organizadores que iniciam e apoiam a construção de jogo a partir da defesa. As suas capacidades de distribuir a bola, ler o jogo e até sair do seu papel tradicional remodelaram a dinâmica do futebol moderno.
Ciente da sua importância para o sucesso coletivo da equipa e no sentido de contribuir para a melhoria da sua formação básica face a novos desafios, a Associação de Futebol de Viana do Castelo criou esta valência decisiva para uma posição muito específica no futebol como é o guarda-redes.