twitter

Pedro Sousa promete «novo ciclo de coragem e proximidade»

Pedro Sousa promete «novo ciclo de coragem e proximidade» galeria icon Ver Galeria
Fotografia Estúdios Lima/Vila Verde

António Valdemar

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 27 de setembro de 2025, às 21:47

Os novos órgãos sociais da AF Braga tomaram posse

Numa cerimónia longa, que encheu por completo o pequeno auditório do Forum Braga, Alves Pinto, presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral (MAG), abriu a sessão com um discurso emocionado, passando depois o testemunho ao novo presidente da MAG, Mário Constantino Lopes, que deu posse aos novos dirigentes da AF Braga.

No seu primeiro discurso como presidente, Pedro Sousa destacou a dimensão da participação no ato eleitoral, que classificou como «a maior de sempre em 62 anos de história».

O novo líder deixou ainda palavras de reconhecimento a Miguel Azevedo, candidato derrotado nas eleições, sublinhando que «as pessoas não são melhores ou piores por ganhar eleições» e agradecendo o contributo dado à Associação.

 

Pedro Sousa garantiu também que este é «um momento de esperança e de abertura de um novo ciclo» e apresentou as principais linhas de ação para o mandato, entre as quais se destacam o apoio técnico e financeiro aos clubes; o reforço da formação de treinadores, dirigentes e árbitros; a afirmação do futebol feminino e de formação como áreas prioritárias; e a valorização da marca AF Braga, projetando a sua identidade a nível nacional e internacional.

Outra das medidas anunciadas foi a criação de um Comité de Ética, Transparência e Compliance, a ser liderado pela professora Cristina Dias, diretora da Escola de Direito da Universidade do Minho, com o objetivo de alinhar a governação da AF Braga com as melhores práticas nacionais e europeias.