twitter

Surfistas portugueses confiantes para prova das Challenger Series na Ericeira

Surfistas portugueses confiantes para prova das Challenger Series na Ericeira
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de setembro de 2025, às 16:00

«Nós começámos muito bem o ano e Portugal definitivamente vai estar no CT na próxima época».

Os surfistas Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro, três dos representantes lusos na prova do circuito de acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), acreditam que vão ter bons desempenhos nas ondas da Ericeira.

«Este ano está muito mais favorável para mim, estou muito feliz com a minha performance, e, com o apoio dos portugueses, só quero boas ondas para tentar ganhar o troféu», lançou Yolanda Hopkins na conferência de imprensa de lançamento do evento.

O EDP Ericeira Pro arranca na segunda-feira na Praia de Ribeira d'Ilhas com o período de espera a decorrer até 05 de outubro, e vai contar com, pelo menos, seis surfistas portugueses, com as competidoras lusas em ótima posição no ranking da WSL para 'atacarem' a qualificação para o Championship Tour (CT) de 2026.

«Nós começámos muito bem o ano e Portugal definitivamente vai estar no CT na próxima época. Pessoalmente, sinto que vou lá estar. É o meu lugar», sublinhou 'Yoyo', que ocupa atualmente o segundo posto do ranking das CS - que vai dar sete vagas para a elite -, após três provas disputadas.

Além de Yolanda Hopkins, Portugal também está representado por Francisca Veselko (quinta classificada) e Teresa Bonvalot (sexta) no quadro feminino, e Frederico Morais (53.º), Afonso Antunes (65.º) e o 'wildcard' (convidado) Guilherme Ribeiro já estão confirmados na competição masculina.

"Sinto-me muito bem. Ainda não estou a 100%, mas a seguir ao Brasil (quinta etapa, em Saquarema), tenho cirurgia para tirar os parafusos todos, e depois vou trabalhar para estar novamente a 100%", revelou o ex-top mundial Frederico Morais, que se lesionou com gravidade num tornozelo no último inverno.