twitter

Manuel Machado deixa carta de despedida da presidência da AF Braga

Manuel Machado deixa carta de despedida da presidência da AF Braga
Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 26 de setembro de 2025, às 15:30

«Levo comigo a honra de ter servido esta casa e a certeza de que, juntos, fizemos história».

A Associação de Futebol de Braga partilhou, na sua página oficial, a “carta de despedida” de Manuel Machado da presidência da associação, tal como se pode ler de seguida:

«Ao chegar ao fim deste ciclo iniciado em 2011, não posso deixar de expressar a profunda gratidão que sinto por todos aqueles que, de diferentes formas, tornaram possível esta caminhada ao serviço do futebol e do futsal distritais.

Nestes anos, a Associação de Futebol de Braga afirmou-se como uma das maiores e mais dinâmicas do país. Crescemos em dimensão, em organização e, sobretudo, na capacidade de servir os nossos clubes e atletas. Recordo que, em 2016, falava no sonho de um dia ultrapassarmos a barreira dos 25 mil atletas. Hoje, com mais de 26 mil inscritos, esse sonho é uma realidade conquistada por todos nós.

Nada do que alcançamos teria sido possível sem o empenho e a dedicação dos nossos Clubes filiados, que são a verdadeira razão de ser desta Associação. A cada dirigente, treinador, atleta e voluntário, deixo o meu sincero agradecimento pela confiança, pela resiliência e pelo amor ao desporto.

Os nossos atletas, todos, são a nossa base. Amadores, profissionais, quando entram em campo, entram com todos os sonhos e nós seguimos com eles. Aos atletas que representam as nossas seleções, distritais e nacionais, o meu sincero obrigado. Foram muitas as conquistas ao longo destes anos em Torneios Internacionais, Interassociações, Interdistritais, tantos troféus que erguemos juntos, tantas alegrias partilhadas.

O Futebol Profissional do distrito de Braga deixa, a cada época, marcas no futebol nacional e internacional com conquistas que nos orgulham como a Taça de Portugal, a Taça da Liga ou a Supertaça; e percursos nas provas europeias e mundiais que elevam o nosso distrito.

No Futsal Masculino e Feminino, os nossos Clubes têm também alcançado feitos extraordinários. Não posso deixar de destacar o GCR Nun’Álvares cuja equipa feminina tem escrito novas páginas a cada ano como a recente conquista da Supertaça depois de, na época 24/25, pela primeira vez na sua história, se terem sagrado Campeãs nacionais.

O Futebol Feminino, quando aqui cheguei, não tinha praticamente expressão. Ao longo destes anos, afirmou-se e está a crescer. Estou certo de que este crescimento não vai parar e que continuarão a “navegar por mares nunca antes navegados”.

Sem árbitros, não há jogo. Trabalhamos para humanizar a arbitragem nos últimos anos e reconhecemos o papel do árbitro. Obrigado à família da Arbitragem da AF Braga. Aos nossos árbitros internacionais, um especial reconhecimento pelo seu trajeto ímpar e que tanto dignifica o nosso emblema.

Disse-o, em muitos momentos, e continuo a afirmar, que os Municípios são indispensáveis para que o futebol e o futsal aconteçam todos os dias no nosso distrito. Muito obrigado pelo apoio não só financeiro aos nossos Clubes, mas também através das infraestruturas que permitem o crescimento quantitativo e qualitativo de atletas e agentes desportivos.

Uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os parceiros comerciais da AF Braga  - Sabseg, MKA, BigOne, Grupo abb, Águas São Martinho e q8 – por apoiarem o futebol distrital e as nossas competições.  

Uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todas as instituições civis, de educação e solidárias com as quais trabalhei ao longo destes anos destacando a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Acreditar.

Um agradecimento à comunicação social pelo trabalho de acompanhamento e divulgação do nosso trabalho e pelo respeito que sempre me dedicou.

Aos Presidentes das Associações de Futebol Distritais e Regionais, agradeço o privilégio de privar com eles, de trabalhar com eles e de, depois desta longa jornada, ter neles bons amigos.

Nestes anos como Presidente, a colaboração com a Liga Portugal e com a Federação Portuguesa de Futebol foi de suma importância. A nossa Associação soube sempre estar presente, com seriedade, compromisso e a lutar pelo que acreditamos – um futebol que é uma escola de valores.

Por fim, quero também reconhecer o trabalho das equipas que me acompanharam ao longo destes mandatos. Com espírito de união e partilha, soubemos enfrentar desafios, encontrar soluções e projetar a AF Braga para patamares mais elevados. A todos os meus colegas de direção e órgãos sociais, o meu respeito e apreço.

Não menos importante, uma palavra de profundo reconhecimento aos colaboradores da Associação. O vosso profissionalismo e dedicação diária foram determinantes para que a AF Braga mantivesse a proximidade, a qualidade e a credibilidade que hoje nos caracterizam.

Saio com a serenidade de quem sabe que o futuro da Associação de Futebol de Braga estará em boas mãos. Desejo as maiores felicidades à futura Direção e Órgãos Sociais eleitos, certo de que tudo farão para prestigiar esta Associação que já é hoje muito prestigiada.

A toda a família da Associação de Futebol de Braga, deixo um grande abraço de amizade com votos de muita saúde e sucessos pessoais e desportivos.

Levo comigo a honra de ter servido esta casa e a certeza de que, juntos, fizemos história.

Muito obrigado a todos!

Com amizade e gratidão, até sempre,

Manuel Machado».