twitter

AF Viana do Castelo perpetua nome de Gomes Ribeiro nas suas competições de formação

Fotografia DR

Publicado em 25 de setembro de 2025, às 17:48

Em benjamins e infantis

A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai perpetuar a memória de António Albano Gomes Ribeiro, atribuindo o seu nome às competições de futebol de formação da associação nos escalões de benjamins e infantis.

«Gomes Ribeiro foi, durante 41 anos, um dos pilares do Futebol Distrital Vianense. Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Viana do Castelo, desempenhou funções de Selecionador Distrital, Coordenador do Gabinete Técnico e Diretor Técnico da AFVC, sendo reconhecido em todo o país como uma referência no trabalho de formação», pode ler-se no comunicado emitido pela AF Viana do Castelo.

Nascido na Póvoa de Varzim, em 1946, ligou-se a Viana do Castelo em 1977, dedicando-se desde então, de forma incansável, ao crescimento do futebol distrital e nacional. Foi responsável pela formação de centenas de jovens atletas e esteve diretamente ligado à projeção de jogadores que viriam a representar as seleções nacionais, como Adrien Silva e Mário Felgueiras.
Ao dar o seu nome a estas competições de jovens, a AFVC perpetua o legado de um homem que viveu o Futebol com devoção e que continuará a inspirar todos os que fazem parte desta família do futebol distrital. 
Hoje, dia 24 de setembro, pelas 19H00, na Sala Couto Viana, terá lugar o Sorteio destas provas, momento em que será igualmente apresentada a nova imagem oficial dos torneios, agora com a ligação ao nome e à memória de Gomes Ribeiro.