twitter

«Vitalidade» do Iberian Supercars causou transtornos

Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 19 de setembro de 2025, às 18:01

«Acabou por condicionar a atuação das duas duplas da Veloso Motorsport».

A segunda jornada do Iberian Supercars, competição organizada pela Race Ready, disputou-se no Circuito Ricardo Tormo, em Valência e contou com a presença de dois Porsche 718 Cayman GT4 RS inscritos pela Veloso Motorsport para Patrick Cunha/Miguel Cristóvão e Luís Calheiros/Paulo Macedo.

«A lista de inscritos com cerca de 45 carros, e que denota a vitalidade da competição que corre paralelamente ao Campeonato de Portugal de Velocidade, acabou por condicionar a atuação das duas duplas da Veloso Motorsport. Desde logo pelo muito tráfego em pista quer nos treinos livres quer nas qualificações. Razões suficientes para que, junto com algum azar por parte dos quatro pilotos, as qualificações não tenham sido favoráveis, especialmente, na segunda sessão de qualificação. Miguel Cristóvão, de regresso à Veloso Motorsport conseguiu a melhor posição na grelha do fim de semana com um quarto lugar na grelha de partida da categoria GT4 Pro Bronze na primeira corrida. Patrick Cunha, Luís Calheiros e Paulo Macedo igualaram as suas prestações com o sétimo lugar da grelha para as respetivas categorias nas duas corridas», informou a Veloso Motorsport.

A Veloso Motorsport tentou adaptar-se, mas na primeira corrida, Patrick Cunha e Miguel Cristóvão não tiveram oportunidade de lutar pelas primeiras posições, tendo-se classificado no sétimo posto da categoria GT4 Pro Bronze.

Luís Calheiros e Paulo Macedo venceram a categoria GT4 Bronze. Na segunda corrida, o azar tocou à porta, «pois com tantas interrupções viram a corrida terminar, sem possibilidade de tentar recuperar, atrás do “Safety Car”».

O sétimo posto final na categoria GT4 Bronze foi penalizador para o ritmo exibido pela dupla do Porsche 718 Cayman GT4 RS ao longo do fim de semana.

No entanto, Patrick Cunha e Miguel Cristóvão conseguiram salvar um quarto lugar na categoria GT4 Pro Bronze.

A próxima jornada do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade vai decorrer nos dias 31 de outubro a 2 de novembro, no Circuito de Jerez la Frontera.

«Foi um fim de semana atípico com muitas dificuldades em cumprir uma volta limpa fosse nos treinos livres como na qualificação. Tivemos algumas dificuldades, é verdade, mas o tráfego prejudicou bastante e, mesmo assim, ainda trouxemos para casa uma vitória na GT4 Bronze. As corridas foram demasiado atribuladas, houve poucas voltas em competição com o ‘Safety Car’ a ser o protagonista no meio de tantos carros e com andamentos tão díspares. Enfim, todos gostamos de competições com grande vitalidade, mas o que aconteceu em Valência deve ser encarado como uma lição para o futuro», afirmou Luís Veloso, responsável da Veloso Motorsport.