A seleção nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas conquistou este domingo, em Istambul, a medalha de prata nos Jogos Europeus da Juventude 2025 (EPYG), alcançando a melhor classificação de sempre nesta competição, após um percurso notável e uma vitória histórica frente aos Países Baixos.
Num jogo de elevadíssimo nível competitivo, a formação nacional bateu os neerlandeses por 53-48, num final emocionante: o marcador mostrava um 48-49 nos minutos finais, mas um parcial de 4-0 permitiu à equipa portuguesa fechar o jogo com autoridade e conquistar, pela primeira vez na história, uma vitória frente à seleção laranja.
No segundo jogo do dia, Portugal voltou a demonstrar solidez e ambição, vencendo a República da Irlanda por 63-46, resultado que garantiu o 2.o lugar no torneio e a respetiva medalha de prata.
Este feito supera o 3.o lugar obtido na edição anterior, na Finlândia, em 2022, e confirma a evolução sustentada do Basquetebol em Cadeira de Rodas.
A equipa, recorde-se, foi composta por João Trigueiros, Simão Pimenta, Nuno Nogueira, Pedro Gomes, Afonso Tavares, Tomás Amaral, Diogo Ferrás e Gustavo Carvalho, jovens atletas que demonstraram talento, espírito de equipa e uma atitude competitiva exemplar ao longo de toda a competição.
Esta medalha de prata junta às sete medalhas – três de ouro, duas de prata e duas de bronze – conseguidas pelo Atletismo nestes Jogos Europeus da Juventude.
Refira-se que a comitiva nacional tem chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às 15h30 desta segunda-feira.
Recordem-se os resultados da Seleção Nacional nos Jogos Europeus da Juventude:
Portugal, 67–Espanha, 35
Portugal, 70–França, 35
Itália, 85–Portugal, 41
Países Baixos, 48–Portugal, 53
República da Irlanda, 46–Portugal, 63