twitter

Seleção de Portugal de Basquetebol de Cadeira de Rodas venceu medalha de Prata nos Jogos Europeus da Juventude

Seleção de Portugal de Basquetebol de Cadeira de Rodas venceu medalha de Prata nos Jogos Europeus da Juventude
Fotografia CPP

Publicado em 27 de julho de 2025, às 16:30

Melhor classificação de sempre alcançada

A seleção nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas conquistou este domingo, em Istambul, a medalha de prata nos Jogos Europeus da Juventude 2025 (EPYG), alcançando a melhor classificação de sempre nesta competição, após um percurso notável e uma vitória histórica frente aos Países Baixos.

Num jogo de elevadíssimo nível competitivo, a formação nacional bateu os neerlandeses por 53-48, num final emocionante: o marcador mostrava um 48-49 nos minutos finais, mas um parcial de 4-0 permitiu à equipa portuguesa fechar o jogo com autoridade e conquistar, pela primeira vez na história, uma vitória frente à seleção laranja.

No segundo jogo do dia, Portugal voltou a demonstrar solidez e ambição, vencendo a República da Irlanda por 63-46, resultado que garantiu o 2.o lugar no torneio e a respetiva medalha de prata.

Este feito supera o 3.o lugar obtido na edição anterior, na Finlândia, em 2022, e confirma a evolução sustentada do Basquetebol em Cadeira de Rodas.

A equipa, recorde-se, foi composta por João Trigueiros, Simão Pimenta, Nuno Nogueira, Pedro Gomes, Afonso Tavares, Tomás Amaral, Diogo Ferrás e Gustavo Carvalho, jovens atletas que demonstraram talento, espírito de equipa e uma atitude competitiva exemplar ao longo de toda a competição.

Esta medalha de prata junta às sete medalhas – três de ouro, duas de prata e duas de bronze – conseguidas pelo Atletismo nestes Jogos Europeus da Juventude.

Refira-se que a comitiva nacional tem chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às 15h30 desta segunda-feira.

Recordem-se os resultados da Seleção Nacional nos Jogos Europeus da Juventude:

Portugal, 67–Espanha, 35

Portugal, 70–França, 35

Itália, 85–Portugal, 41

Países Baixos, 48–Portugal, 53

República da Irlanda, 46–Portugal, 63