twitter

Moreirense confirma transmissão de maioria da SAD ao fundo Black Knight

Moreirense confirma transmissão de maioria da SAD ao fundo Black Knight
Fotografia

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 18 de junho de 2025, às 17:05

Informou hoje clube em comunicado

O Moreirense concluiu a transmissão da maioria da SAD que tutela a equipa da I Liga portuguesa de futebol ao fundo Black Knight Football Club, informou hoje o clube minhoto, em comunicado.

A operação deu-se na sequência da decisão tomada pelos mais de 300 sócios do clube de Moreira de Cónegos na assembleia geral extraordinária de 31 de maio, que aprovaram a venda de 62,5% do capital ao fundo que detém o Bournemouth, da I Liga inglesa, que, no futuro, passará a deter 70% das ações.

"O Moreirense Futebol Clube congratula-se por ter finalizado com sucesso a transmissão de parte maioritária de capital social que detinha na Sociedade Anónima Desportiva da Moreirense Futebol Clube - Futebol, SAD ao fundo de direito norte americano BKFC", refere a nota publicada nas redes sociais.

O emblema do concelho de Guimarães, 10.º classificado na anterior edição da I Liga, passa a integrar o grupo liderado pelo empresário norte-americano Bill Foley, criado em 2022.

O fundo é ainda proprietário do Auckland FC, equipa que criou após garantir o direito a uma franquia no principal campeonato da Nova Zelândia, e detém participações minoritárias no Lorient, campeão do segundo escalão de França em 2024/25, e no Hibernian, da Liga escocesa.

Na sequência do acordo, o presidente da SAD do Moreirense, Vítor Magalhães, confirmou que o Black Knight vai investir 15,8 milhões de euros (ME) no Moreirense, atribuindo 5,8 ME para a equipa principal de futebol e 10 para infraestruturas, o que inclui a segunda fase da academia, com mais dois relvados naturais, um deles acompanhado por uma bancada com lotação entre 1.500 e 2.000 espetadores, e o edifício principal, capaz de albergar 52 jogadores dos escalões de formação.

Noutra parcela dos 156 mil metros quadrados na posse do clube vimaranense, está previsto um novo estádio para a equipa da I Liga, com lotação para 10 mil espetadores, que o Moreirense pretende ver concluído até 2030, acompanhado por 500 lugares de estacionamento privado e três mil de estacionamento público.