twitter

Goleada conduz Nun’Álvares a inédito título feminino de futsal

Goleada conduz Nun’Álvares a inédito título feminino de futsal
Fotografia

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 10 de junho de 2025, às 19:39

Equipa fafense venceu Santa Luzia, por 8-0

A goleada por 8-0 na receção ao Santa Luzia, com dois golos no primeiro minuto a materializarem uma entrada ‘fulminante’, consagrou hoje o Nun’Álvares campeão nacional feminino de futsal pela primeira vez, no terceiro jogo da final.

Depois dos triunfos por 2–0 e por 4–3 nos encontros anteriores, a equipa de Fafe garantiu o título no seu pavilhão, numa tarde em que Ana Azevedo marcou três golos, aos minutos um, 27 e 33, Cátia Morgado outros três, no minuto inaugural, aos 36 e aos 39, e Jana Godoi (06) e Lídia Moreira (35) também concretizaram, perante as vianenses, que tiveram três expulsões: a guarda-redes Lelê, Helora e Carina Santos.

Vice-campeã nas quatro épocas anteriores, a equipa treinada por Paulo Tavares sucede ao Benfica, vencedor nas últimas sete épocas, e passa a figurar na galeria das equipas campeãs nacionais, ao lado das ‘encarnadas’, recordistas da prova, e do Golpilheira, do Novasemente e do Vermoim, com um título cada.

Presenteada com uma coreografia e o apoio ruidoso da maioria dos 800 espetadores que enchiam o recinto, o Nun’Álvares correspondeu à expectativa de um inédito título logo no primeiro minuto, com dois golos que lhe permitiram encarar o resto do desafio com o ‘conforto’ de estar em vantagem.

As fafenses adiantaram-se aos 21 segundos, num remate colocado de Ana Azevedo, descaída para a esquerda, e aumentou a diferença aos 31, mal se deu o reatamento do jogo, com uma recuperação de bola que lançou um contra-ataque rápido, finalizado por Cátia Morgado, a passe de Pisko.

Forçada a reagir para ‘sobreviver’ no campeonato, a equipa de Viana do Castelo criou perigo em dois remates de Mara Soares, mas foi incapaz de conter novo contra-ataque da equipa anfitriã aos seis minutos, quando Jana Godoi tocou na bola pela primeira vez e marcou, ao concluir uma ‘triangulação’ com Ana Azevedo e Lídia Moreira.

A perder por 3-0, o Santa Luzia arriscou ainda mais, com a guarda-redes Lelê a ‘subir’ na quadra para apoiar o ataque e testar a atenção da guardiã contrária em dois remates de longe, antes de ser expulsa aos 12 minutos, por rasteirar Ana Azevedo quando seguia isolada.

Chamada a ocupar a vaga na baliza, Sara Gomes mostrou-se atenta e realizou várias defesas até ao intervalo, numa fase em que o Nun’Álvares controlava o encontro sem sobressaltos, tendência que se acentuou na segunda parte.

Confiante a trocar a bola, até pelos espaços concedidos pelo Santa Luzia, o Nun’Álvares dilatou o resultado pela ‘experiente’ Ana Azevedo, habitual capitã da seleção portuguesa aos 38 anos, com remates oportunos aos 27 e aos 33, este já após as expulsões das vianenses Helora, por falta sobre Kaká, e de Carina Santos, por protestos.

Sem qualquer argumento para contrariar o destino do jogo e do campeonato, o Santa Luzia tentou reter a bola, mas desorganizou-se sem ela, o que facilitou os três golos do Nun’Álvares na fase final, por Cátia Morgado e Lídia Moreira, rumo a um título que se junta na sua ‘vitrina’ às Taças da Liga de 2021/22 e 2023/24.

 

Jogo no Pavilhão do Nun’Álvares, em Fafe.

Nun’Álvares – Santa Luzia, 8-0.

Ao intervalo: 3-0.

 

Marcadoras:

1-0, Ana Azevedo, 01 minuto.

2-0, Cátia Morgado, 01.

3-0, Jana Godoi, 06 minutos.

4-0, Ana Azevedo, 27.

5-0, Ana Azevedo, 33.

6-0, Lídia Moreira, 35.

7-0, Cátia Morgado, 36.

8-0, Cátia Morgado, 39.

 

Equipas:

- Nun’Álvares: Evelin, Ana Azevedo, Cátia Morgado, Pisko e Ana Pires. Jogaram ainda Jana Godoi, Lídia Moreira, Cátia Balona, Kaká, Maria Odete Rocha e Lysa Oliveira.

Treinador: Paulo Tavares.

- Santa Luzia: Lelê, Danielle Oliveira, Camila Borges, Maria Rodrigues e Carina Santos. Jogaram ainda Mara Soares, Rafinha, Angélia Silva, Helora, Catarina Silva e Sara Gomes.

Treinador: Rui Paulo.

 

Árbitros: Andreia Santo e Mariana Moreira.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Rafinha (14), Lídia Moreira (16), Ana Azevedo (24) e Angélia Silva (31). Cartão vermelho direto para Lelê (12), Helora (32) e Carina Santos (32).

Assistência: cerca de 800 espetadores.