A equipa de futsal da Associação de Surdos de Guimarães e Vale do Ave sagrou-se vice-campeã no Campeonato Nacional de futsal para Surdos.
««Este resultado representa um marco para a nossa associação e para a cidade de Guimarães. A nossa equipa teve um desempenho excecional ao longo de todo o campeonato, vencendo todas as partidas da fase de grupos, semi-finais e meias-finais com resultados expressivos (sempre com mais de 4 golos), demonstrando grande garra e talento contra equipas fortes como a APS de Lisboa e o ASPorto. Na grande final, defrontámos novamente a APS de Lisboa num jogo intenso, onde, apesar da derrota por 3-4, a nossa equipa demonstrou um espírito de luta admirável, conquistando o honroso título de vice-campeões», pode ler-se num comunicado enviado para nossa redação.
Com este desempenho a equipa da a Associação de Surdos de Guimarães e Vale do Ave garantiu a qualificação para a eaf Champions League em 2026, que se vai realizar em Guimarães.«Este feito desportivo não só nos enche de orgulho, como também nos garantiu a qualificação para a Deaf Champions League. Esta é a maior e mais prestigiada competição de futsal para surdos a nível europeu, equivalente à Liga dos Campeões do futebol convencional, e tem um valor imenso para a comunidade surda internacional.
Consideramos fundamental que a população portuguesa comece a conhecer e a valorizar mais as iniciativas e conquistas da nossa comunidade. No estrangeiro, como em Espanha, por exemplo, a comunidade surda e as suas atividades são amplamente reconhecidas e apoiadas, e acreditamos que é tempo de Portugal seguir o mesmo caminho», refere o comunicado.