A Associação Empresarial de Braga (AEB) estima que a edição deste ano da Rampa da Falperra (44.ª) vá gerar um impacto económico na ordem dos 6 milhões de euros. Os números assentam «no aumento do turismo, do consumo nos estabelecimentos locais e da ocupação hoteleira, que regista um incremento de 60% durante o fim de semana da prova», refere a AEB num comunicado enviado para a nossa redação.
«A Rampa Internacional da Falperra não é apenas um espetáculo desportivo — é também um motor económico para a cidade. Atrai mais de 150 mil visitantes, muitos dos quais turistas internacionais, sobretudo da vizinha Galiza. Este afluxo de pessoas contribui significativamente para a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos», sublinha Daniel Vilaça, presidente da AEB.
Exposição e desfile de automóveis dinamizado pela AEB e CAM
A AEB vai promover amanhã em conjunto com o Clube Automóvel do Minho (CAM) a exposição de viaturas no Largo do Pópulo bem como o desfile dos bólides pelas ruas da Braga.
As viaturas, depois das verficações técnicas que terão lugar no Sameiro, descem para o Pópulo e estarão em exposição entre as 11h30 e as 19h00, altura em que começa o desfile.
«Para Daniel Vilaça, a cobertura mediática do evento e a presença de milhares de visitantes internacionais «ajudam a promover Braga como um destino turístico e desportivo de excelência».
«Trazer o evento para o centro da cidade promove o envolvimento da comunidade local, criando uma atmosfera vibrante e acolhedora. O público, as equipas e os pilotos da Rampa da Falperra podem ser os turistas de amanhã, por isso é importante trazê-los ao centro da cidade e acolhê-los da melhor forma, tal como os Bracarenses tão bem sabem fazer”, acrescenta.
Com 44 anos de história, a Rampa Internacional da Falperra continua a afirmar-se como um dos eventos desportivos mais emblemáticos da região e do país. Para a AEB, “esta prova só faz sentido com o envolvimento de toda a cidade, das instituições e da comunidade. Mais do que uma competição, a Rampa da Falperra é uma celebração que deixa marca na economia e na dinâmica de Braga», conclui o Presidente da associação.