twitter

Árbitra da AF Braga na fase final do Europeu feminino

Fotografia AFB

Publicado em 31 de março de 2025, às 21:10

Andreia Sousa será assistente

A arbitragem da AF Braga ter uma representante no Campeonato da Europa de Futebol Feminino 2025, que se vai disputar na Suíça. Andreia Sousa foi nomeada pela UEFA para ser árbitra assistente numa prova que contará com mais representantes portuguesas. 

A UEFA divulgou hoje a lista completa das equipas de arbitragem, na qual estão inscritos o nome de quatro portugueses.

Catarina Campos é uma das 13 árbitras garantidas na fase final da competição, juntando-se a ela duas árbitras assistentes, Andreia Sousa (AFBRAGA) e Vanessa Gomes, que integram um lote de 26. No VAR há igualmente um elemento da arbitragem portuguesa: Tiago Martins será um dos 16 especialistas nesta área.

O presidente da FPF, Pedro Proença, felicita o quarteto português por este feito: 

«Muitos parabéns a Catarina Campos, Andreia Sousa, Vanessa Gomes e Tiago Martins pela nomeação da UEFA para a fase final do Euro-2025 de Futebol Feminino! É mais uma prova de confiança e reconhecimento, a nível internacional, da qualidade, competência e evolução da arbitragem portuguesa.Vão, estou seguro, encher de orgulho o nosso País», pode ler-se

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, já elogiou a escolha feita pela UEFA.

«Em primeiro lugar, há que dar os parabéns à Catarina, à Andreia, à Vanessa e ao Tiago, por atingirem mais um ponto alto na sua carreira, com tanto trabalho e esforço que têm dedicado à arbitragem ao longo dos anos.

Por outro lado, é uma notícia que nos deixa imensamente satisfeitos, mostrando que o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem é reconhecido pelas instâncias internacionais, especialmente a aposta que fazemos no desenvolvimento da arbitragem feminina, com destaque para as nomeações para jogos das competições profissionais.

A arbitragem portuguesa merece estar nestes patamares mais elevados pela qualidade dos seus árbitros e pela forma como se esforçam diariamente. Ao mesmo tempo, estas nomeações servem de estímulo para que continuemos a desenvolver a nossa atividade cada vez melhor», referou

A Direção da AF Braga e o Conselho de Arbitragem felicitaram também Andreia Sousa por «mais um marco numa carreira brilhante».