O Riba d'Ave joga amanhã, em Igualada, a meia-final da final four da Taça WS Europe, frente ao SC Tomar, às 17h45, com o olho na final de de domingo, que seria também a primeira de sempre dos ribadavenses.
O treinador do Riba d’Ave desde a época 2020/21, Raúl Meca Lopes vê a presença na ‘final four’ como “um prémio” para o trabalho dos jogadores e defende que o conjunto que melhor expresse a sua forma de jogar no sábado, a partir das 18:45 locais (17:45 de Lisboa), estará mais perto da final de domingo, agendada para as 12:15 na Catalunha (11:15 de Lisboa).
“Divido o favoritismo pelas duas equipas. Quem conseguir impor o seu estilo de jogo por mais tempo terá vantagem. O nosso grande objetivo é impor o nosso jogo e as nossas ideias, frente a uma equipa que já defrontámos duas vezes nesta época”, disse à Lusa o técnico da equipa sorteada como ‘anfitriã’.
Depois de eliminar o Caldes (Espanha), nos oitavos de final, e o Sarzana (Itália), nos quartos, a formação do concelho de Vila Nova de Famalicão defronta o conjunto tomarense, que derrotou na primeira volta do campeonato nacional (4-1), antes de ser goleado na segunda (7-1).
Raúl Meca Lopes frisa que o Sporting de Tomar é uma equipa “muito organizada” e que “gosta muito de ter a bola”, o que deve motivar os seus jogadores a serem “muito pressionantes e agressivos sobre o portador da bola” e a “afastarem as linhas” nos momentos de posse, para tornarem “o jogo mais aberto” e disporem de “mais espaço para atacar”.
O ‘timoneiro’, de 36 anos, considerou ainda que os seus pupilos devem estar “muito unidos” e ser “fortes defensivamente” para atingirem a final de uma prova com “quatro equipas competentes”, o que, a confirmar-se, será um “feito inédito” para o Riba d’Ave, emblema que também disputou a ‘final a sete’ da WSE Cup em 2020/21.
“São quatro equipas capazes de vencer. Vai ser um desafio muito grande às nossas capacidades. Na final, será um jogo contra uma equipa espanhola, a equipa da casa [Igualada] ou um conjunto [Lleida] que já ganhou muitas vezes a competição”, disse.
Na outra meia final, o Igualada, a equipa da casa, mede forças com o Lleida.