twitter

Bruno Pinheiro quer vitória do Gil Vicente para "cavar fosso" para adversários

Bruno Pinheiro quer vitória do Gil Vicente para "cavar fosso" para adversários
Fotografia Gil Vicente

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 05 de janeiro de 2025, às 14:01

Gil Vicente e Rio Ave defrontam-se a partir das 20h15 de segunda-feira, no Estádio Cidade de Barcelos.

O treinador Bruno Pinheiro disse este domingo querer vencer na receção ao Rio Ave, segunda-feira, na 17.ª jornada, para o Gil Vicente alargar o 'fosso' para as equipas que seguem atrás na I Liga de futebol.

O Gil Vicente regista quatro jogos seguidos a pontuar (dois empates e duas vitórias), que se seguiram a quatro derrotas consecutivas, e se pontuar segunda-feira iguala a melhor sequência da temporada em termos de invencibilidade (uma vitória e quatro empates entre a segunda e sexta jornadas). “Podemos esperar o Gil Vicente habitual, com determinação para ganhar, sempre com a ideia de que, jogando mais com bola, fica mais fácil e aumenta a probabilidade de ganhar. Mas o foco é ganhar e jogar o que for preciso e o que o jogo pedir para vencer”, salientou na conferência de imprensa de antevisão da receção aos vila-condenses.

As duas equipas estão separadas por apenas um ponto, com o Rio Ave à frente (19 contra 18), e têm registos muito semelhantes, nomeadamente também nos golos marcados e sofridos (18-25 para os gilistas e 17-27 os vila-condenses), mas o treinador recusa já pensar em confrontos diretos. “Estamos a pensar em ganhar o próximo jogo e alargar a vantagem para o fundo da tabela. Não adianta muito fazer contas, o mais importante é ganhar, galgar posições e cavar um fosso para as equipas que estão atrás, não propriamente pensar em confrontos diretos”, frisou.

Sobre o adversário, considerou que “tem tido resultados interessantes desde que houve mudança” técnica, com Petit a substituir Luís Freire: “Os resultados têm melhorado, não falo de qualidade de jogo, porque isso é sempre subjetivo. Estou à espera de um adversário motivado”.

Fujimoto é um dos jogadores mais influentes da equipa, melhor marcador dos minhotos, com cinco golos, mas ficou de fora do 'onze' nas últimas duas jornadas e na última nem do banco saiu. “Ele teve uma pequena lesão que o deixou desconfortável e teve alguma quebra de rendimento, mas nos últimos jogos ficou de fora mais por questões táticas, porque foram jogos em que íamos ter menos bola e optámos por uma linha de cinco atrás. O Fujimoto pressiona bem os centrais, mas não tanto como ‘8’ e escolhemos outros jogadores”, explicou.

Com a saída do espanhol Diego Colado, o técnico disse esperar a chegada de um extremo direito, que não será João Marques, reforço que chegou esta semana por empréstimo do Sporting de Braga. “A ideia para o João Marques não é ser extremo direito, não vem com esse intuito, vem mais para o corredor central. Estamos no mercado por um extremo direito, com a saída do Diego, e se surgir outra oportunidade [no mercado], reformularemos as coisas”, disse.

Gil Vicente, 11.º classificado, com 18 pontos, e Rio Ave, 10.º, com 19, defrontam-se a partir das 20h15 de segunda-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, num jogo que será arbitrado por David Rafael Silva, da associação do Porto.