O treinador Artur Jorge classificou a final da Taça Libertadores, que será disputada amanhã entre o Botafogo e o Atlético Mineiro, em Buenos Aires, como o jogo mais importante da sua carreira.
"Arrisco-me a dizer que este será o jogo mais importante da minha carreira. Não tenho grandes dúvidas sobre isso. Será o jogo mais importante da minha carreira, que me traz também responsabilidade, mas, acima de tudo, satisfação", afirmou o bracarense em conferência de imprensa na capital argentina.
"Temos falado muito sobre isso internamente: a satisfação de podermos aproveitar o momento, desfrutar. Não queremos, com isso, ignorar a responsabilidade que temos. Carregamos os sonhos de muita gente connosco, mas temos também a capacidade de perceber que a responsabilidade não nos retira o prazer de viver este momento", referiu.
O antigo treinador do Sporting de Braga pode tornar-se amanhã o terceiro técnico português a conquistar a Taça Libertadores em futebol, a prova rainha de clubes da América do Sul, repetindo os feitos de Jorge Jesus e Abel Ferreira, também antigos treinadores da equipa minhota.
No comando do Botafogo, o técnico de 52 anos precisa de vencer no sábado o Atlético Mineiro para replicar o que Jorge Jesus conseguiu ao serviço do Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira alcançou com o Palmeiras, em 2020 e 2021.
Questionado sobre se pediu conselhos aos outros dois treinadores portugueses, Artur Jorge negou.
"Aquilo que posso dizer é que quero muito alcançar o resultado final. Desejo repetir o que eles conseguiram fazer. Naturalmente, foram duas referências para mim. Acompanhei em Portugal o que fizeram e as oportunidades que tiveram nesta competição. Hoje cabe-me a mim ter a responsabilidade de liderar um clube, uma equipa, um grupo de homens carregados de ambição, para lutar por esta vitória e por este troféu como se não houvesse amanhã", afirmou o treinador.
Caso consiga derrotar o Atlético Mineiro, vencedor da prova em 2013, Artur Jorge poderá dar o primeiro título ao Botafogo, na sua época de estreia no Rio de Janeiro, para onde se mudou após muitos anos ao serviço do Sporting de Braga, desde os escalões de formação até à equipa principal.
A final da edição de 2024 da Taça Libertadores, entre o Botafogo, de Artur Jorge, e o Atlético Mineiro, está marcada para sábado, às 20:00 (hora de Lisboa), no Monumental Nuñez, em Buenos Aires, casa do River Plate.