O projeto social “Xico Cresce”, promovido pelo CD Xico Andebol, foi distinguido pelo Prémio BPI Fundação "la Caixa" Infância, um dos mais relevantes reconhecimentos na área de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade em Portugal.
O projeto foi criado com o objetivo de promover a saúde física e mental através de atividades desportivas regulares, como o andebol, proporcionando às crianças um ambiente seguro e inspirador para o seu desenvolvimento integral.
Este programa visa também promover a saúde física e mental, com foco no andebol como ferramenta inclusiva, reduzir o isolamento social, promovendo o trabalho em equipa e a interação positiva, qpoiar a continuidade escolar, oferecendo reforço educativo e sensibilizar para a igualdade de género, criando oportunidades iguais para todos.
O sucesso do projeto é alavancado por colaborações com entidades como o Município de Guimarães e a CPCJ Guimarães, que garantem suporte logístico e psicológico.
«Este reconhecimento destaca a importância do nosso trabalho em usar o andebol como veículo de transformação social, reforçando o nosso compromisso com a inclusão e a formação de jovens», sublinha Mauro Fernandes, Presidente do Clube Desportivo Xico Andebol.