A Associação de Futebol de Braga procedeu à alteração do regulamento de provas oficiais para a época 2024/2025 e implementou de forma imediata as substituições ilimitadas apenas para os escalões de formação (juniores, juvenis e iniciados). A medida, explicada em comunicado enviado para a nossa redação, visa «aumentar o nível de participação de todos os jogadores e evitar a desistência de atletas e clubes», num projeto denominado: “Aqui jogam todos”.
«Nos jogos das provas oficiais em todos os escalões de formação (Juniores, Juvenis e Iniciados) a partir da presente época não há limite de número de substituições. Art.º 6.º n.º 11.
As substituições deverão ser efetuadas em apenas 3 períodos de jogo e em qualquer altura (não contabilizando o intervalo).
Este novo sistema permite que todos os jogadores mantenham um interesse permanente pelo jogo, acalentando a esperança de virem ainda a jogar se os treinadores assim o entenderem.
Por outro lado, os treinadores passam a dispor de uma outra ferramenta técnica que lhes possibilita uma gestão mais operacional dos jogadores escolhidos para cada jogo, dando-lhes a possibilidade de poderem recorrer a todos os jogadores inscritos nas Fichas Técnicas como suplentes.
Pretende-se, com esta iniciativa: Aumentar o nível de participação dos jogadores; Contribuir para que mais atletas possam jogar futebol, e diminuir o número de desistências de atletas e consequentemente de equipas», pode ler-se.