Os Campeonatos nacionais de corta-mato vão levar a Guimarães mais de mil atletas no próximo dia 24 de novembro. O evento, que marca a 101.ª edição desta prova, uma das mais antigas disciplinas do atletismo, vai decorrer na Pista Gémeos Castro e também no parque da cidade desportiva.
Esta será também a primeira prova realizada sob a égide da nova direção da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), liderada agora pelo vimaranense e antigo atleta, Domingos Castro, que será empossado no cargo no próximo sábado, dia 16 de novembro.
Domingos Castro, que foi cinco vezes campeão nacional nesta disciplina, e ostenta também o rótulo de “atleta olímpico” agradeceu hoje na cerimónia de apresentação do evento,a sua gratidão ao município de Guimarães pela abertura mostrada desde o primeiro momento para que esta prova se realizasse na Cidade-Berço, de onde é natural, tal como o seu irmão gémeo, também ele antigo campeão nacional.
«Este será o primeiro evento realizado pela minha Direção e sempre tive o desejo que fosse realizado cá em Guimarães, na minha cidade, e nesta pista que me homenageia a mim e ao meu mano. Desde logo tivemos a abertura do senhor vereador do Desporto, Nélson Felgueiras, e também do presidente da Câmara, Domingos Bragança, por isso, agradeço ao município por nos ter dado esta oportunidade», disse.
O novo líder da FPA lembrou ainda que para além dos mais de mil atletas que vão estar em competição no dia 24 de novembro, são esperadas em Guimarães cerca de 5 mil pessoas. «Os atletas trazem acompanhantes e familiares, pelo que será muito bom também em termos económicos para a cidade. Peço ainda aos vimaranenses que venham também ver esta prova e ver um espectáculo desportivo que vai ser de bom nível», frisou.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras frisou que este tipo de eventos se enquadram
«Guimarães tem uma estratégia muito presente e forte na área do desporto. Temos tentado trazer este tipo de provas para o nosso território porque é importante levarmos o nome de Guimarães cada vez mais longe. É importante também do ponto de vista de dinamização económica que o nome da nossa cidade vá além fronteiras», referiu.
Por seu turno, Manuel Pacheco, presidente da Associação de Atletismo de Braga, assumiu ser «uma grande responsabilidade» receber esta prova histórica que se disputa pela quarta vez em Guimarães. «Será um dia inteiro de corridas, com um percurso excelente, numas instalações de excelência. Temos pela frente um grande evento com os melhores atletas masculinos e femininos. Contamos com o apoio da Tempo Livre, que sempre nos tem apoiado nas nossas prova. No ano passado terminaram as provas 1.200 atletas, por isso, a expetativa para este ano é de superar e lembro que as inscrições ainda não encerraram».
Os campeonatos nacionais de corta-mato longo servem também de preparação para os Europeus da disciplina, agendados para 08 de dezembro, em Antalya, na Turquia, e Domignos Castro prometeu que a seleção portuguesa vai competir com equipas completas, de seis elementos cada em todos os escalões.