Jéssica Augusto foi ontem distinguida pelo Governo com a Medalha de Mérito Desportivo pelos feitos conseguidos na sua carreira de 28 anos no atletismo, onde para além de diversos títulos internacionais, constam três participações em Jogos Olímpicos. O galardão foi ontem entregue pelo secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, na homenagem promovida pela Câmara Municipal de Braga, a Federação Portuguesa de Atletismo, o Comité Olímpico de Portugal e também pelo SC Braga para assinalar o final de carreira de Jéssica Augusto.
O local para a cerimónia de homenagem não poderia ter sido melhor. O Estádio 1.º de Maio e a pista de atletismo onde Jéssica Augusto se projetou para a alta roda do atletismo mundial foi o sítio perfeito num encontro que começou ao som da música dos Queen «We Are de Champions". Na cerimónia não faltaram as altas esferas do atletismo, como o presidente da Federação, Jorge Vieira, o vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal, Ulisses Pereira e a presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, além do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio e do diretor da Delegação do IPDJ do Norte, Vítor Dias.
O SC Braga, clube que projetou Jéssica Augusto para o atletismo, também se fez representar por Ricardo Vasconcelos, diretor geral das Modalidades do clube arsenalista e os treinadores, Sameiro Araújo, João Campos e Nogueira da Costa.
Marcaram também presença antigos colegas da modalidade como a campeã olímpica Fernanda Machado, e também Naide Gomes. Emanuel Silva, canoísta medalhado olímpico, que também recentemente encerrou a sua carreira, não faltou à chamada, e Mariana Machado, atleta olímpica do SC Braga.
Entre muitas ofertas, Jéssica Augusto foi presenteada com uma moldura com uma caricatura sua, da autoria do cartonista bracarense, Adão Silva.
Pedro Dias elogiou trajeto da atleta
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, no seu discurso proferido antes de ter distinguido Jéssica Augusto com a Medalha de Mérito Desportivo, destacou a justiça desta homenagem à atleta e deu os parabéns às entidades que providenciaram esta cerimónia.
«O percurso já aqui foi referido, três participações olímpicas, penso que foram 13 medalhas em grandes competições internacionais, mas acima de tudo, aquilo que neste momento é importante destacar, é aquilo que foi o privilégio que tivemos como portugueses, de poder assistir a desempenhos de excelência de uma atleta, entre outras, mas que teve essa capacidade de chegar a altos patamares de rendimento desportivo, representando o nosso país», disse.
Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, agradeceu a Jéssica Augusto tudo aquilo que deu a Portugal e lembrou toda a envolvência que está por detrás da construção de um atleta de alta competição. «Para um atleta conquistar uma medalha é preciso um país inteiro».
Ulisses Pereira, vice-presidente do Comité Olímpico português, recordou José Manuel Constantino, antigo presidente do COP, recentemente falecido. «Ele gostaria muito de estar aqui. Sei muito bem a consideração que tinha pela Jéssica pelas conversas que tinha comigo»
Ricardo Rio:
«Inspiração para
as novas gerações»
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a carreira de excelência de Jéssica Augusto, «que serve de inspiração para as novas gerações. Além disso, nunca hesitou em dar a cara e assumir responsabilidades perante a comunidade e isso é de louvar», disse.
Algumas das principais conquistas:
• Campeã Europeia de Corta-Mato em Albufeira (2010)
• Vice-Campeã da Europa nos 10.000 metros em Barcelona (2010)
• Medalha de bronze nos 5.000m no Europeu em Barcelona (2010)
• Detentora do recorde nacional 3.000m obstáculos em Huelva (2010)
• Medalha de bronze na Maratona do Europeu em Zurique (2014)
• Medalha de bronze na Meia Maratona no Europeu em Amesterdão (2016)
No vasto currículo, destaca-se três participações nos Jogos Olímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016).
Ricardo Vasconcelos: «No SC Braga estamos muito orgulhosos da carreira da Jéssica Augusto»
O Diretor Geral das Modalidades do SC Braga, Ricardo Vasconcelos considerou de elementar justiça a homenagem prestada à antiga atleta que vai iniciar agora um novo percurso no clube, na formação de novos talentos para a modalidade.«Hoje é dia de homenagear o desporto nacional. A Jéssica representa aquilo que é o orgulho português, por tantas vitórias que deu a Portugal, tantas medalhas. Em nome do clube estamos muito orgulhosos da carreira dela, associamo-nos também a esta homenagem que consideramos justa», disse.