twitter

Famalicão volta a acolher Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico

Famalicão volta a acolher Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico
Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de setembro de 2024, às 14:29

O torneio transfronteiriço vai realizar-se no Complexo Desportivo de Vale de São Cosme, no sábado.

Famalicão vai acolher, no sábado, dia 28 de setembro, a 2ª edição do Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico. O torneio transfronteiriço vai realizar-se no Complexo Desportivo de Vale de São Cosme, das 13h00 às 18h00, e vai reunir mais de duas centenas de participantes, entre eles cerca de 130 atletas, provenientes de 12 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, num total de 25 equipas inscritas.

Além da componente competitiva, o II Torneio Boccia DI do Eixo Atlântico também inclui uma Conferência sobre Desporto Adaptado, que vai contar com a presença do Secretário Geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes, subordinada ao tema “Programas comunitários para exercício físico para pessoas com deficiência”. A conferência decorre da parte da manhã (das 10h às 12h), no mesmo complexo desportivo, e é dirigida a professores, treinadores, técnicos e público em geral.

A preceito da primeira edição, na manhã do dia do torneio, os atletas participantes vão ter à sua disposição um circuito de atividades desportivas, onde vão poder experimentar modalidades como dança, boccia DI Skills, parabadminton, ténis e polybat, no recinto da prova.

O Torneio Boccia DI do Eixo Atlântico é uma iniciativa pioneira na região, cuja primeira edição aconteceu em 2023, também em Vila Nova de Famalicão. É uma iniciativa organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que conta com o apoio da ANDDI – Portugal e financiamento do programa de cooperação Interreg España-Portugal, cofinanciado pela União Europeia.