Portugal volta a encontrar a Irlanda, agora em jogo particular, naquele que será o 16.º duelo entre as duas nações, três anos depois das dificuldades sentidas na fase de qualificação para o Mundial2022 de futebol. O encontro de terça-feira, em Aveiro, será o último teste da seleção nacional antes da participação no Euro2024, a decorrer na Alemanha, prova que os irlandeses vão falhar, confirmando a fase difícil que estão a passar, bem longe de outros tempos que marcavam presença em fase finais.
Mesmo sem o poderio de outros tempos, a verdade é que a Irlanda foi um adversário bem difícil para Portugal nas duas últimas vezes em que se defrontaram, precisamente no apuramento para o Campeonato do Mundo no Qatar. A 1 de setembro de 2021, a equipa das ‘quinas’ venceu por 2-1, no Algarve, mas esteve muito perto da derrota, sendo salva por Cristiano Ronaldo. Com um golo de John Egan, aos 45 minutos, a Irlanda esteve a poucos momentos de festejar o seu primeiro triunfo de sempre em solo luso, mas Cristiano Ronaldo, com um ‘bis’ em cima do final do encontro, aos 89 e 90+6, evitou um ‘desastre’ da equipa então orientada por Fernando Santos. Dois meses depois, em Dublin, novo jogo difícil para a seleção nacional, que regressou a casa com um 'nulo' (0-0), falhando dias mais tarde a qualificação direta para o Mundial2022, com um desaire perante a Sérvia (2-1), no Estádio da Luz.
Entre jogos oficiais e particulares, Portugal e Irlanda encontraram-se por 15 vezes, a primeira em 1946, num particular no Jamor, que a equipas das ‘quinas’ venceu por 3-1, com dois golos de Peyroteo e um de Rogério Pipi. Entre os jogos mais marcantes entre estas duas seleções está o duelo de novembro de 1995, numa noite de tempestade em Lisboa, com Portugal a vencer por 3-0 no antigo Estádio da Luz e a consumar o regresso a uma fase final de uma grande competição, ao Euro1996, 12 anos após a participação no Euro1984. O ‘chapéu’ histórico de Rui Costa abriu caminho à vitória, ao qual se seguiram golos de Hélder Cristóvão e Jorge Cadete.
O Portugal-Irlanda está agendado para as 19h45, no Estádio Municipal de Aveiro, e terá arbitragem do inglês Chris Kavanagh. No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).