Merli conseguiu o seu primeiro triunfo da temporada no Europeu de Montanha ontem na Rampa da Falperra, prova onde continua a ter o estatuto de “Rei”. O campeão italiano leva cinco triunfos na Falperra e aproxima-se de Faggioli, que tem seis.
O dia de hoje confirmou aquilo que se previa. O duelo pelo triunfo na Falperra ficou bem cedo reduzido a Christian Merli (Osella FA 30 Judd) e ao francês Geoffrey Schatz (Nova Proto) que se destacaram da concorrência logo na primeira subida oficial.
Numa edição marcada pelos sucessivos atrasos devido a avarias e acidentes [prova acabou já depois das 19h30), Schatz terminou as duas primeiras subidas com um segundo de vantagem sobre Merli mas um erro de condução cometido na curva do Fojo fez o francês bater nos rails e perder qualquer hipótese de se estrear a vencer em Braga e dar seguimento aos triunfos conseguidos em Rechberg (Áustria) e Fito (Espanha).
Destaque ainda para o terceiro lugar do belga Corentin Starck (Nova Proto) que voltou a atingir um pódio na Rampad da Falperra.
No que diz respeito ao Campeonato Portugal da Montanha, Hélder Silva (Osella PA 21/S) dominou por inteiro esta edição e foi ainda o piloto português com melhor desempenho na geral, com o oitavo posto.
Hugo Araújo (Silver Car) foi segundo mas ficou quase a três segundos do piloto da Póvoa de Varzim.
António Rodrigues (Silver Car) foi terceiro eo bracarense José Correia teve um fim-de-semana azarado, com um acidente na subida oficial de sábado que teve repercussões no dia de ontem, bem refletidas no modesto quinto lugar obtido.
Nos Turimos, Parcídio Summavielle foi o vencedor, seguido do bracarense Paulo Silva, que também deu um “toque” nos rails na curva do Fojo.
Campeonato da Europa de Montanha (final oficiosa)
1º, Christian Merli (Osella FA 30 Judd LRM), 3m39.866s
2º, Geoffrey Schatz (Nova Proto NP 01), a 2.015s
3º, Corentin Starck (Nova Proto NP 01-2), a 7.126
4º, Alexander Hin (Osella FA 30), a 8.754
5º, Kevin Petit (Revolt 3 PO Décopeint), a 9.045
Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (final oficiosa)
1º, Hélder Silva (Osella PA 21/S), 4m10.555s
2º, Hugo Araújo (Silver Car), a 2.893
3º, António Rodrigues (Silver Car EF 10), a 10.824
4º, Jose Fombona Alonso (Audi RS5 DTM), a 13.090