Este domingo (a partir das 10h30), realizam-se a JSC 25.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23.ª Caminhada Viana Fica no Coração, «eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de quatro mil atletas e que pretendem também prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995», destaca, em nota enviada às redações, a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil. Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
Manuela Machado quer chegar... às 50
A mentora da prova, Manuela Machado, disse esperar «poder fazer outras tantas meias-maratonas e daqui a 25 anos atingir o meio século desta prova». «Os atletas voltaram a correr após uma quebra registada nos últimos anos. As inscrições ainda estão a decorrer, mas contamos já com 3000 e muitos inscritos confirmados e a caminhada solidária anda sempre nos 800 participantes, por isso vamos bater o recorde da meia-maratona em Viana do Castelo, numa continuação da festa que foi a Cidade Europeia do Desporto 2023», garantiu.