twitter

Fábio Silva substitui lesionado Daymaro Salina na seleção lusa de andebol

Fábio Silva substitui lesionado Daymaro Salina na seleção lusa de andebol
Fotografia Artística de Avanca

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 09 de janeiro de 2024, às 10:48

O jovem pivô do Avanca Fábio Silva vai substituir o veterano do FC Porto Daymaro Salina.

O jovem pivô do Avanca Fábio Silva, de 22 anos, vai substituir o veterano do FC Porto Daymaro Salina, de 36, na seleção portuguesa de andebol que vai disputar o Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha, entre quarta-feira e 28 de janeiro.

"Daymaro Salina está fora das opções para o Europeu devido a lesão e vai regressar a Portugal nos próximos dias. Bem-vindo, Fábio", lê-se na página oficial da Federação de Andebol de Portugal (FAP) na rede social X.

Fábio Silva nunca vestiu a camisola da seleção portuguesa, mas integrou o estágio de preparação para a fase final da competição, em Rio Maior, sendo agora convocado para os 18 ‘eleitos’, dada a lesão de Daymaro Salina.

O pivô dos 'dragões' falhou parte da concentração na cidade ribatejana devido a gastroenterite, tendo integrado a seleção nacional para a viajem à Alemanha, onde disputou os dois jogos particulares frente à seleção anfitriã - derrotas por 35-31, no passado sábado, e 34-33, na última quinta-feira.

Face à então possível ausência do experiente jogador do FC Porto, o selecionador Paulo Jorge Pereira admitiu dificuldades para o substituir, por contar apenas como alternativas para a posição Luís Frade, dos espanhóis do FC Barcelona, e Ricardo Brandão, dos espanhóis do Cangas, às quais se junta agora Fábio Silva.

Portugal, que disputa pela oitava vez um Europeu, a terceira seguida, estreia-se no Grupo F do Europeu na quinta-feira, frente à seleção grega, antes de defrontar a República Checa, dois dias depois, e de se bater perante a Dinamarca, tricampeã do mundo, no dia 15, procurando um dos dois primeiros lugares para avançar para a ‘main round’. Nessa segunda fase, em que defronta os dois primeiros dos grupos D e E – o resultado do seu adversário no grupo é contabilizado nesta classificação –, avançam os dois primeiros para as meias-finais e o terceiro para a disputa do quinto lugar europeu.

Portugal, que vai acolher a competição em 2028, juntamente com a Espanha e a Suíça, depois de ter sido anfitrião da edição inaugural, em 1994, tem como melhor resultado o sexto lugar alcançado em 2020.