twitter

Abel Ruiz numa cruzada pelo golo

Abel Ruiz numa cruzada pelo golo
Fotografia Estúdios Lima/Vila Verde

José Costa Lima

Jornalista

Publicado em 09 de janeiro de 2024, às 10:41

Avançado do SC Braga não marca desde outubro

Com Banza de fora das opções de Artur Jorge pela participação na CAN, caberá a Abel Ruiz assumir o papel de ponta de lança na equipa do SC Braga na ausência do ex-FC Famalicão.

 A reaparição no onze deu-se no último sábado e sem grandes recordações para o espanhol, que falhou uma oportunidade clara (surgiu isolado só com Varela pela frente) e atirou uma bola ao poste. Abel Ruiz até começou a época a titular, nomeadamente nas fases de apuramento para a Liga dos Campeões, mas depressa Banza recuperou o posto principal de referência ofensiva e o espanhol não teve outro remédio que não sentar-se no banco de suplentes. Desde o início da temporada, o internacional da “La Roja” cumpriu 26 encontros oficiais com a camisola do SC Braga, a maioria como suplente, e fez apenas dois golos. Abel Ruiz festejou ante o Panathinaikos e Rio Ave e ficou-se por aí no que à eficácia diz respeito na presente temporada.

Nesta cruzada contra as balizas contrárias e pelo regresso aos golos, o avançado de 24 anos já não marca desde 7 de outubro (há três meses!), altura em que assinou o seu nome na lista de marcadores, num jogo contra os vilacondenses que contou com uma reviravolta Rui Duarte, técnico dos sub-23 dos arsenalistas do SC Braga já em período de descontos. Os números pouco produtivos do futebolista não beliscam, todavia, a confiança de Artur Jorge em Abel Ruiz, técnico que ainda na última sexta-feira teceu rasgados elogios, como que a passar um testemunho de motivação ao camisola 9 dos guerreiros. «Sei da sua qualidade, sei que para ele está abaixo das expetativas em termos de utilização. Mas é importante percebermos que começou a jogar, perdeu algum espaço só para o melhor marcador da Liga e que isso pode, em termos de expetativas, deixá--lo menos satisfeito. Mas sempre foi um profissional completo. Sempre que entrou, ajudou a equipa, vai ter a oportunidade de jogar mais tempo e mostrar todo o valor que tem. É um dos ativos mais fortes que temos», assinalou o técnico antes do SC Braga-Vitória SC (1-1).