twitter

Luís Nobre: «Foi um ano preenchido e desafiante e que nos obrigou a desafiar os limites»

Luís Nobre: «Foi um ano preenchido e desafiante e que nos obrigou a desafiar os limites»
Fotografia António Valdemar

Publicado em 08 de janeiro de 2024, às 09:41

O presidente da Câmara de Viana do Castelo fez o balanço à Cidade Europeia do Desporto 2023.

Luís Nobre fez o balanço do que foi a experiência de ter albergado em Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023. O presidente do município vianense, que discursou na VII Gala do Desporto realizada no passado sábado à noite no Centro Cultural e que marcou de modo oficial o encerramento da CED (testemunho foi passado a Viseu), salientou «o ano desafiante» que foi vivido e que culminou com a distinção de Viana do Castelo como a melhor Cidade Europeia do Desporto 2023.

«Foi um ano preenchido e desafiante que nos o obrigou a siar e a desafiar os limites como os campeões que nos inspiram. Mas só assim é que conseguimos mobilizar toda a comunidade e todos os agentes que se superaram também. Só assim foi possível realizar todos estes eventos. Tivermos dias desafiantes mas foram ultrapassados com coragem e vontade inovar e de vencer, fizermos sentir a todos os vianenses, ao pais e à Europa que éramos capazes de incorporar os nossos eventos desportivos nesta dinâmica e também todas as iniciativas nacionais e internacionais que tivemos na nossa cidade.

Queria deixar hoje uma palavra de gratidão e de reconhecimento desta vontade de todos se quererem superar, caminharmos juntos e fazermos desta cidade, que tem um história fantástica, tradições únicas e que é hoje referência e apreciada por outras comunidades e territórios», frisou.

Luís Nobre falou também para os mais de 150 atletas distinguidos na noite do passado sábado na Gala do Desporto pelo exemplo de superação que dão a toda a comunidade de Viana do Castelo e ao país. «Uma gala é um momento de celebração consagração mas também de inspiração. Todos estes atletas que passaram por este palco são motivo do nosso orgulho e merecem o nosso reconhecimento. Merecem este dia e uma gala como esta. Porque é nosso dever acompanhar a vossa superação e a vossa intensidade a vossa vontade de superação. Só podemos reconhecer este vosso trabalho e dedicação ao desporto se inovarmos. Esta noite é vossa [atletas] mas também de todas as associações, técnicos e dirigentes. Todos são importantes Todo o vosso trabalho e dedicação são motivadores e nos incentivarão a inovar não só no desporto mas em todas as áreas. É o vosso espírito competitivo que nos inspiram para enfrentarmos mais um ano. Sei que todas as vitórias são importantes para vocês mas espero que esta noite tenha sido muito especial e que nunca estabeleçam limites. Nós acreditamos em cada um de vós e vamos continuar a acompanhar os vossos sonhos».

O edil lembrou que Viana do Castelo «é uma cidade moderna, inclusiva e voltada para o mundo» e agradou a todos os que trabalharam para que o título de melhor cidade Europeia do Desporto tivesse ficado na posse de Viana. «Aceitaram o desafio que eu fiz há um ano de de nos unirmos em cada minuto, em cada segundo. Isto aconteceu e o mérito é de todos vós. Dos atletas, das associações, dos treinadores, das famílias, que são muito importantes. Nesta noite de celebração e aceitação do sucesso. Queria deixar uma palavra de gratidão. Se continuarmos unidos vamos continuar a ser uma grande cidade».