twitter

Passar de novo a barreira alemã para em Nápoles poder sonhar...

Passar de novo a barreira alemã para em Nápoles poder sonhar...
Fotografia DR

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 27 de novembro de 2023, às 10:25

SC Braga recebe, esta quarta-feira, o Union Berlin.

Para garantir o objetivo mínimo, ou seja, a manutenção nas provas europeias, os ‘arsenalistas’ têm de repetir, esta quarta-feira, na pedreira, diante do Union Berlin, o que conseguiram na Alemanha, onde venceram por 3-2, graças a um tento do suplente Castro já nos descontos, depois de terem estado a perder por 2-0.

Os germânicos pontuaram em Nápoles (1-1) na última ronda, mas chegam a Braga numa impensável série de 15 jogos sem ganhar em todas as competições (dois empates e 13 derrotas), desde o 4-1 no reduto do Darmstadt, no longínquo 26 de agosto.

Os comandados de Artur Jorge partem como favoritos, sendo que, mesmo empatando, podem manter-se na corrida aos ‘oitavos’ da ‘Champions’, se o campeão italiano Nápoles cair no reduto do já apurado Real Madrid. 

Caso fique a três ou menos pontos dos transalpinos, o conjunto bracarense jogará o apuramento na última ronda, precisamente no Estádio Diego Armando Maradona.

Registo com alemães

O SC Braga não venceu nos primeiros seis jogos (dois empates e quatro D) frente a clubes alemães, antes de derrotar duas vezes o Hoffenheim na fase de grupos da Europa League de 2017/18 (2-1 fora e 3-1 em casa), os confrontos mais recentes antes dos realizados na época passada.

A equipa portuguesa empatou os dois primeiros jogos em casa contra os visitantes alemães, perdeu os dois seguintes, ambos na fase de grupos da Taça UEFA (0-1 contra o Bremen 2007/08 e 2-3 contra o Wolfsburgo 2008/09) e ganhou os dois últimos, contra o Hoffenheim e o Union.

Terceiro classificado na Liga em 2022/23, nove pontos atrás do campeão Benfica e sete atrás do FC Porto, o Braga está na Champions League pela terceira ocasião e pela primeira vez em 11 épocas. Essas duas anteriores campanhas terminaram na fase de grupos, sendo que o SC Braga terminou em terceiro lugar na sua secção em 2010/11 e chegou à final da Europa League, tendo perdido o jogo decisivo, por 1-0, em Dublin.

Esta temporada, os guerreiros do Minho querem fazer história e marcar presença, pela primeira vez, na fase a eliminar (oitavos de final) da Liga dos Campeões.