twitter

Dumiense busca hoje em Alvalade apuramento para os ‘oitavos’ da Taça

Dumiense busca hoje em Alvalade apuramento para os ‘oitavos’ da Taça
Fotografia DM

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de novembro de 2023, às 09:42

Dumiense está em Alvalade para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O Dumiense, da quarta divisão do futebol português, joga hoje com o Sporting, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, em busca de seguir para os oitavos de final, juntando-se ao detentor FC Porto, Sporting Clube de Braga e Benfica.

O embate no Estádio José Alvalade espera-se ‘tranquilo’ para os ‘leões’, face a um adversário de ‘outra realidade’, a mesma do Olivais e Moscavide, que os ‘verde e brancos’ superaram na terceira eliminatória (3-1 na neutra Amadora). O encontro arranca às 18h00 e marca o regresso à competição para o plantel ‘leonino’, após a paragem de seleções, e antes da visita à Atalanta para a Liga Europa, sendo que Rúben Amorim já anunciou mexidas no ‘onze’.

Depois do embate dos ‘leões’, que ganharam a prova em 17 ocasiões, realiza-se, a partir das 20h00, o único embate do dia entre equipas da I Liga, com o Arouca, ‘aflito’ na I Liga, a receber o Boavista, vencedor da prova em 1974/75, 1975/76, 1978/79, 1991/92 e 1996/97.

O último ‘resistente’ dos distritais, o Atlético da Malveira, visita o União de Leiria, do segundo escalão, pelas 15:00, enquanto Paredes e Amarante, do Campeonato de Portugal, jogam entre si à mesma hora, garantindo desde já um representante do quarto patamar do futebol nacional na próxima fase. O primeiro jogo do dia coloca frente a frente o Elvas, do Campeonato de Portugal, ao Santa Clara, da II Liga, logo às 11h00, e o quadro de jogos fica completo com um embate entre duas formações da II Liga, o Torreense e o Tondela, pelas 17h00.

O Benfica eliminou o Famalicão (2-0), no jogo grande do quadro de sábado, que teve também apuramentos do Vitória de Guimarães, ante o Länk Vilaverdense (4-1), do Gil Vicente, em casa do Serpa (1-0), e do finalista vencido da edição transata, o Sporting de Braga, que foi a casa do também primodivisionário Portimonense vencer por 4-1.

O ‘secundário’ Marítimo afastou o Canelas 2010, da Liga 3, vencendo em Gaia por 3-1, e o Nacional ‘tombou’ um clube da I Liga, o Casa Pia, no desempate por grandes penalidades, enquanto o Penafiel precisou do prolongamento para vencer uma equipa duas divisões abaixo, no caso o Vitória de Setúbal, vencedor em 1965, 1967 e 2005, por 3-2.

Na sexta-feira, o FC Porto, detentor do troféu, goleou o Montalegre, do Campeonato de Portugal, por 4-0, enquanto, num encontro entre duas equipas da I Liga, o Vizela bateu o Estrela da Amadora, por 2-1, após prolongamento.

Até hoje, foram afastados três clubes da I Liga (Estrela da Amadora, Famalicão e Casa Pia) nesta quarta eliminatória, a que se somam outros quatro na terceira, casos do Rio Ave, Desportivo de Chaves, Farense e Moreirense.