twitter

Euro2024: Portugal recebe Islândia apenas pela segunda vez em solo luso

Euro2024: Portugal recebe Islândia apenas pela segunda vez em solo luso
Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de novembro de 2023, às 10:48

O Portugal-Islândia está agendado para domingo às 19h45.

Portugal recebe no domingo pela segunda vez, e primeira em Lisboa, a Islândia, um rival que venceu nesse único duelo em solo luso e que estará sempre ligado à história da conquista do Euro2016 de futebol.

No caminho para o Europeu de 2012, a seleção portuguesa bateu os islandeses por 5-3, no Porto, naquele que é até hoje o único jogo entre as duas nações em território nacional. Portugal também chegou ao triunfo nas duas vezes que visitou Reiquiavique, a mais recente em junho deste ano, já nesta fase de qualificação para o Euro2024, por 1-0, com um golo decisivo de Cristiano Ronaldo bem perto do fim (89 minutos). O jogo assinalou a internacionalização 200 do capitão da seleção nacional.

Num registo que não tem qualquer desaire para o lado luso, o único empate (1-1) entre Portugal e Islândia aconteceu em 2016, em França, no encontro que marcou o arranque da caminhada para a vitória no Europeu, naquela que é até hoje a maior conquista da seleção nacional.

Em outubro de 2011, no único jogo caseiro, com Paulo Bento no comando, Nani assinou um ‘bis’ contra os islandeses, numa partida que parecia fácil (Portugal vencia ao intervalo por 3-0), mas que se tornou complicada na segunda parte. No Estádio do Dragão, Hélder Postiga juntou-se a Nani na lista de marcadores na primeira parte, mas a Islândia reduziu a diferença para 3-2, com o defesa Hallgrímur Jónasson também a ‘bisar’.

Após alguma incerteza no marcador, João Moutinho e Eliseu acabaram com as dúvidas perto do fim, embora Gylfi Sigurdsson tenha voltado a mexer no marcador nos descontos, batendo de grande penalidade Rui Patrício, que é, juntamente com Cristiano Ronaldo, um dos ‘sobreviventes’ da primeira e única receção aos islandeses.

O resultado da sétima e penúltima jornada seria determinante para Portugal assegurar o segundo lugar do Grupo H, com 16 pontos, em igualdade com a Noruega, mas em vantagem na diferença de golos. A Dinamarca venceu o agrupamento, com 19. O segundo lugar permitiu a seleção nacional disputar o ‘play-off’, em que bateu a Bósnia-Herzegovina, e depois seguir para a fase final do Euro2012 (Ucrânia e Polónia), em que alcançou as meias-finais.

Praticamente cinco anos depois, em Saint-Étienne, Nani voltaria a estar em destaque, ao fazer o primeiro golo de Portugal no Euro2016, mas Bjarnason refez a igualdade para a Islândia, naquela que foi uma das surpresas da primeira jornada da fase de grupos da competição.

O Portugal-Islândia, da 10,ª e última jornada do Grupo J de qualificação para o Euro2024, está agendado para as 19h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem do grego Anastasios Papapetrou.