Póvoa de Lanhoso será a capital mundial do culturismo, de amanhã até domingo, ao receber cerca de 250 atletas provenientes de diversos continentes, que participam em diferentes competições, que vão determinar os campeões do mundo. Para o vereador do Turismo e do Desporto da Câmara Municipal, Ricardo Alves, esta «é mais uma oportunidade para dar a conhecer o concelho e levar mais longe o nome da Póvoa de Lanhoso», ao mesmo tempo que se espera «um retorno para a economia local, em particular para a restauração e alojamento».
Para além dos atletas, a Póvoa de Lanhoso prepara-se para acolher centenas de pessoas, entre equipas, apoiantes e público em geral, o que fará do concelho povoense «um ponto de passagem obrigatório para amantes da modalidade», já que toda a comunidade está convidada a assistir. A organização está a cargo da IFBB Portugal, Federação com utilidade pública sem fins lucrativos, sediada em Ferreiros, na Póvoa de Lanhoso, em parceria com a IFBB – Internacional Federation of Body Building. O evento realiza-se no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária.
O programa destina a sexta-feira à realização de pesagens e ao registo dos/ /as atletas internacionais. No dia seguinte, entre as 9h00 e as 19h00, realiza-se a Diamond Cup, uma prova internacional amadora em que os vencedores podem ganhar acesso a profissionais. Já entre as 10h00 e as 22h00, decorre o Campeonato Profissional de Men Phisique, o Campeonato do Mundo de Bodybuiding até 95 kg e o Campeonato do Mundo de Wellness. Daqui serão nomeados os Campeões do Mundo de 2023. Esta prova conta com um “prize money” de 21 mil euros.
Prova internacional no domingo
No dia 19, domingo, realiza-se a prova internacional José Monteiro Cup, que é uma homenagem ao falecido presidente José Monteiro. É uma prova internacional com acesso a profissionais. São esperados na Póvoa de Lanhoso 200 atletas amadores e 50 atletas profissionais de todo mundo, nomeadamente do Japão, Lituânia, da Islândia, da Irlanda, da Suíça, da França, de Angola, de Moçambique, da Macedónia e da Arábia Saudita.