twitter

Rali de Viana do Castelo arranca amanhã com Super Especial Noturna

Rali de Viana do Castelo arranca amanhã com Super Especial Noturna
Fotografia DR

Publicado em 09 de novembro de 2023, às 22:01

Às 20h38 no centro da cidade

O rali de Viana do Castelo arranca amanhã com a Super-Especial no centro da cidade a partir das 20h38. Neste troço,  espetáculo a ordem de partida será do número 57 para o 1 e depois do número 58 até ao 99. 
Amanhã, haverá uma dupla passagem matinal pelos troços de “Mujães / Geraz do Lima” e “S. Salvador da Torre / Amonde”, e de tarde também duas passagens por “Outeiro” e “Montaria”. A cerimónia do pódio será pelas 17h30  junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
A 11.ª edição do Rali de Viana do Castelo conta com 98 equipas inscritas e cujo nível de adesão faz projetar ainda mais o nome “Rali de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023”.
Os primeiros carros na estrada nos troços de sábado serão os sempre aguardados Porsche 911 (991) com Paulo Carvalheiro a apenas 3 pontos de garantir o título de GT de ralis, isto caso o Jorge Perez vença, porque se espanhol falhar o 1º posto entre os GT Carvalheiro é logo campeão. Nos clássicos as coisas estão mais renhidas já que apenas 2 pontos separam o líder José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV) do 2º Nuno Mateus(Também em Lancer mas Evo VI).

No Campeonato Promo de Rali Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer Evo X) já garantiu o título há um mês na Marinha Grande, tal como Miguel Carvalho (Peugeot 206 GTi) no campeonato de duas rodas motrizes. Mas em Viana está ainda em jogo o vice-campeonato com o açoriano Rui Borges (Citroen C3 N5) e o mesmo Miguel Carvalho na luta.

Chegados aos campeonatos da zona Norte temos a nuance da prova da cidade da foz do Lima não ser a última dos campeonatos Promo e Start, e portanto as decisões dos títulos podem transitar para a prova seguinte. Jorge Carvalho (Peugeot 208 R2) está a tentar ser totalista em ambos os campeonatos que lidera, contudo o homem de Poiares está mais confortável na liderança do Start do que no Promo, já que neste último tem Rui Borges (Citroen C3 N5) perto e Marco Oliveira (VW Polo N5) a recuperar terreno na fase final do ano. Para além disso há ainda a questão de Carvalho já ter somado as sete pontuações permitidas, ao passo que tanto Borges como Oliveira ainda não e como tal podem somar pontos na totalidade em Viana do Castelo.

No que respeita ao FPAK Junior Team a disputa pela vitória final no troféu esta ao rubro. Pedro Pereira chega a Viana do Castelo com 1 ponto de vantagem sobre Rafael Rego em mais de 30 pontos em disputa na prova do CAST. Vitor Matias está no 3º posto do troféu mas atento ao um deslize dos dois primeiros. Convém recordar que além dos pontos a atribuir pela classificação final (25 para o 1º, 20 para o 2. etc), cada equipa recebe mais um ponto por cada vitória em classificativas, pelo que a disputa do troféu vai acontecer troço a troço ao longo do dia de Sábado até à decisão.

Mas para além dos campeonatos e dos seus intervenientes, o Rali de Viana do Castelo tem um conjunto de "outsiders" pelos quais passará certamente a vitória final na prova em termos absolutos. André Cabeças já venceu este rali por duas vezes e alinha num Ford Fiesta R5 tendo Bino Santos de regresso ao banco do lado direito. Ernesto Cunha estreia um Citroen C3 Rally2 como preparação da época de 2024 no Campeonato de Portugal de Ralis. E em estreia também estará Tiago Silva com outro Ford Fiesta R5. Não é estreia mas é antes um regresso saudado: Mário Barbosa leva a Viana do Castelo o Citroen Saxo Kit Car. Tudo nomes que lutarão pelos lufares cimeiros da prova.