A cidade de Viana do Castelo foi palco, recentemente, do Blue Surf Festival, evento evento que se realiza em apenas mais cinco cidades europeias e que visa “impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental».
O evento foi, segundo Valentina Colangelo, representante da Unidade de Desporto da European Education and Culture Executive Agency − EACEA, da Comissão Europeia, «um êxito». A EACEA destaca que o Blue Surf Festival de Viana do Castelo/Portugal, que se realizou de 28 de setembro a 1 de outubro, «foi um êxito, pelo número e variedade de atores envolvidos, pela variedade das temáticas e pela diversidade de atividades desenvolvidas, fazendo com que todos os participantes beneficiassem de uma grande experiência de surf inclusivo e de uma oportunidade única para se conhecerem e construírem a sua rede de conhecimentos», destaca a nota enviada pelo Surf Clube de Viana (SCV).
«Valentina Colangelo, de entre os seis Blue Surf Festivals a realizar nos países dos parceiros do projeto BLUESURFEST, escolheu o de Viana do Castelo para visitar», destaca a nota, sublinhando que a representante da EACEA ficou «surpreendida e feliz com a qualidade do evento», porque considerou que o certame teve «um programa muito ambicioso» e com «impacto para os participantes e para a afirmação dos valores europeus». Este evento «envolveu um grande número e variedade de participantes, desde municípios locais, entidades internacionais, jovens estudantes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, a pessoas sem deficiência», junta a nota. Além da inclusão, abordou temas como o desporto terapêutico, a sustentabilidade, o ambiente ou a economia circular; proporcionou experiências de surf no mar, experiências de skate, conferências temáticas, música, prémios para estudantes, exposições, formação avançada para treinadores de surf e muito mais. «Foram cerca de 600 participantes que usufruíram do vasto leque de atividades do Blue Surf Festival de Viana do Castelo, também integrado na Semana Europeia do Desporto #BeActive.
«O BSF foi um evento inovador e único realizado em Portugal em prol da comunidade. O surfing é uma modalidade desportiva de forte componente social, inclusiva e sustentável. Conciliado com o meeting anual da World Surf Cities Network e a Semana Europeia do Desporto, veio robustecer Viana do Castelo como cidade Europeia do Desporto. A todos os que colaboraram de uma forma voluntária e institucional neste Festival Azul, o nosso especial agradecimento», destacou João Zamith, presidente do SCV.