twitter

Famalicão ganha Skate Parque de referência

Famalicão ganha Skate Parque de referência
Fotografia

Publicado em 26 de outubro de 2023, às 16:44

Novo equipamento está orçado em 300 mil euros

A cidade de Famalicão vai passar a contar com Skate Parque de referência. O equipamento resulta de um investimento de 300 mil euros por parte da autarquia famalicense e reúne o consenso entre e comunidade skater local.

O projeto de arquitetura de renovação do espaço desportivo foi apresentado no fim-de-semana passado, numa cerimónia pública que decorreu nos Paços do Concelho. 

O futuro equipamento, com um total de mil metros quadrados, dispõe de duas plataformas e de um conjunto de 11 obstáculos (rampas, escadas, corrimãos e curbs) em betão-armado, e foi idealizado não só para a prática competitiva, como também para a prática iniciante. 

«Há uma forte componente competitiva e mais avançada, seguindo a referência da Liga Pro Skate e dos seus parques de competição, mas este é também um parque que responde à prática mais inicial e informal da modalidade», explicou o arquiteto responsável pelo projeto, André Castanho.

«Com esta proposta valoriza-se a prática da modalidade, aproveitando ao mesmo tempo as circunstâncias e especificidades daquele espaço – Parque de Sinçães - em particular», referiu. 

Mário Passos fala num «equipamento desportivo de excelência» que a Câmara Municipal quer colocar à disposição da comunidade já na próxima Primavera. O investimento municipal previsto para esta empreitada ronda os 300 mil euros. 

O autarca lembra ainda que esta é apenas uma entre as várias intervenções que a autarquia vai realizar no âmbito da requalificação e extensão do Parque de Sinçães, apontando a título de exemplo a criação de um ginásio ao ar livre, de uma nova plataforma para a realização de atividades, de uma nova zona de street workout, a melhoria da zona pedonal, entre outros trabalhos.