twitter

Union Berlim, um clube especial

Union Berlim, um clube especial
Fotografia Union de Berlim

Publicado em 03 de outubro de 2023, às 09:25

O Union de Berlim tem uma história complexa mas muito sui generis.

O Union de Berlim tem uma história complexa mas muito sui generis. Quem gosta do futebol romantizado vai apreciar sem dúvida o percurso desta coletividade berlinense que depois da II Guerra Mundial ficou do lado leste da cidade, mas sempre teve uma postura independente do poder político vigente, o que lhe valeu a popularidade entre os adeptos, apesar de não ganhar muitos títulos. E foi no período da Guerra Fria que nasceu uma grande rivalidade em Berlim, protagonizada pelo Union, um clube que apesar de ter raízes no proletariado nunca se deixou intimidar pelo regime comunista vigente na RDA, e o Dínamo de Berlim, um clube criado pela Stasi, policia do regime, que venceu 11 campeonatos seguidos, mas tinha uma franja de adeptos bem menor do que o Union. Porquê? Porque a hegemonia do Dínamo estava conetada com a corrupção, com tranferências forçadas dos melhores jogadores para o clube da polícia secreta e com decisões arbitrais inquinadas pela pressão da Stasi. Esta rivalidade criou uma espécie de culto em torno do Union e fez disparar a sua popularidade. Os jogos entre estes dois clubes eram marcados frequentemente por hostilidade entre os adeptos e cânticos contra a Stasi.

Hoje em dia essa rivalidade esbateu-se. Com a reunificação da Alemanha o Dínamo entrou em desgraça e está afundado nas divisões regionais, ao passo que o Union, apesar de algumas graves crises que quase levaram à sua falência, conseguiu trepar até à Bundesliga, tendo como corolário máximo a entrada na Liga dos Campeões.

A verdade é que o Union nunca se assumiu contra nada nem ninguém ao longo da sua história mas também nunca deixou que o seu destino fosse moldado por imposições, fossem elas de cariz político ou comercial. O nome do clube diz tudo: Union e o seu hino: a União de Ferro tem como destinatários os sócios e adeptos que semana após semana enchem os 22 mil lugares do Alten Foresterei.

Com a queda do Muro de Berlim ficaram imagens da confraternização entre adeptos do Hertha de Berlim e do Union Berlim, mas curiosamente a rivalidade entre ambos, que era pacífica e amistosa, tem subido de tom nos últimos anos, tendo em conta os jogos entre si disputados. O Union que me poucos anos que leva de Bundesliga, já soma algumas qualificações para disputar provas europeias, suplantou o Hertha, que joga agora na II Divisão. Curiosamente, o jogo de logo à tarde é disputado no Olímpico de Berlim, a casa do rival Hertha.