Esposende prestou ontem tributo ao seu campeão do Mundo, João Ribeiro. O canoísta foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho para receber o devido tributo pelo título Mundial de k2 500 metros conquistado em Duisburgo juntamente com o vilacondense Messias Baptista, que também marcou ontem presença na homenagem, que contou ainda com a presença de Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC).
João Ribeiro regressou aos Paços do Concelho de Esposende, 10 anos depois de também ter sido campeão mundial, mas o feito tem agora um sabor mais forte «por se tratar de uma distância olímpica». O canoísta, natural de Palmeira de Faro, e formado no GD Gemeses, sublinhou a perseverança no triunfo que considera «o resultado desportivo mais importante» da sua carreira até à data.
«Momento muito importante para mim e para o Messias Baptista. Sempre acreditei que era possível, embora muitos pudessem duvidar, tendo em conta a idade que já tenho [34 anos]. Felizmente correu bem e estou muito feliz por este feito, juntamente com o Messias e com toda a equipa que esteve connosco. Estamos agora focados em Paris», referiu.
João Ribeiro lembrou também «o ano difícil» que passou, sobretudo por ter de se ausentar da companhia da família para os estágios no ano em que nasceu a sua filha. «Foi doloroso e um ano muito complicado, pois foi o meu primeiro ano com um filha e tive de estar tanto tempo fora, mas voltar a este salão como Campeão do Mundo é sempre um orgulho», referiu.
O título de campeão do Mundo alimenta o sonho de uma medalha olímpica para João Ribeiro e Messias Baptista, seu colega de tripulação, por isso, após gozo das merecidas férias, a dupla aponta já Paris 2024 como um objetivo importante.
«Temos esse sonho de conquistar uma medalha olímpica e não escondemos isso. Mas também temos que ter os pés bem assentes na terra porque sabemos que do primeiro ao oitavo as distâncias são muito curtas. Só temos que estar focados e fazer todos os possíveis para nesse dia estarmosno nosso melhor», disse.
Mensagem do treinador
Rui Fernandes, seu treinador no Benfica, não pôde marcar presença ontem em Esposende por se encontrar em gozo de férias com a família, mas enviou uma mensagem, lida por Benjamim Pereira.