O bracarense José Carlos Macedo tem agora o seu nome imortalizado numa rua da União de Freguesias Merelim S. Pedro e Frossos, de onde é natural. Ao longo de 30 anos, o antigo atleta do SC Braga levou o nome de Braga e Portugal aos quatro cantos do Mundo com os títulos e medalhas conseguidos nas provas de Boccia. Aliás, a modalidade começou a ganhar expressão em Portugal e a aparecer nos noticiários televisivos através dos feitos de José Carlos Macedo, sobretudo em Jogos Paralímpicos onde se sagrou bicampeão [Atlanta 96 e Sydnei 2000].
O ex-atleta internacional de Boccia já tinha dado o seu nome ao Pavilhão Desportivo da freguesia mas o poder local achou de elementar justiça homenagear o seu antigo campeão campeão com outra distinção, agora que José Carlos Macedo colocou um ponto final na sua carreira de 30 anos dedicada à modalidade de Boccia repleta de títulos e medalhas.
A presidente da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Fossos, Adélia Silva, destacou, no momento de descerrar a placa com o nome do ex-atleta do SC Braga e da seleção Nacional, «no orgulho de ter um dos maiores símbolo do desporto nacional».
«Daqui em diante, será um orgulho poder cruzar esta placa e ver o nome de alguém que é um exemplo de vida e de perseverança. Com o nome desta rua, a União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos volta a demonstrar o enorme carinho e admiração que tem pelo José Macedo, disse Adélia Silva, lembrando o esforço conjunto realizado entre a autarquia local e a Câmara Municipal de Braga para que esta homenagem fosse possível.
Sameiro Araújo: «O José é um campeão no Boccia e na vida»
Quem também fez questão de marcar presença nesta homenagem ao antigo campeão bracarense foi Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, que destacou o exemplo de coragem que José Carlos Macedo nos deu com a sua carreira desportiva.

«O José merece esta homenagem, não apenas como atleta, como desportista, mas como pessoa também. Além de ser um campeão no Boccia, é um campeão na vida. Vai com alguma frequência a escolas dar um exemplo de superação. Isso é extremamente importante e serve de exemplo para os mais jovens seguirem as suas pisadas. O José conseguiu ultrapassar barreiras que muita gente não conseguiu», disse.
26 medalhas internacionais
O palmarés de José Carlos Macedo é vasto. Além das inúmeras conquistas em provas distritais e nacionais, o antigo atleta do SC Braga conta com 26 medalhas internacionais, das quais 10 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze.

Em 2016, José Carlos Macedo foi condecorado com a Medalha de Ordem e Mérito pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e já este ano foi distinguido com a Ordem Paralímpica, numa cerimónia que serviu para assinalar a brilhante carreira deste atleta a nível nacional, europeu, mundial e paralímpico.