twitter

Mariana Machado conquistou medalha de ouro

Mariana Machado conquistou medalha de ouro
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de agosto de 2023, às 14:23

Jogos Mundiais universitários

   A bracarense Mariana Machado conquistou ontem a medalha de ouro na prova de 5000 metros dos Jogos Mundiais Universitários, ampliando para sete os pódios da missão lusa em Chengdu, na China.

 A atleta de 22 anos, da Universidade do Minho, esteve sempre no grupo da frente e concluiu o seu desempenho em 16.02,58 minutos, batendo a chinesa Yuyu Xia, por 1,42 segundos, e a japonesa Risa Yamazaki, por 6,28, respetivamente medalhas de prata e bronze.

 

Terceiro ouro para Portugal

  Este é o terceiro ouro para Portugal nestes Mundiais Universitários, depois do velocista João Coelho nos 400 metros, também no atletismo, e do nadador Gabriel Lopes, nos 200 metros estilos. Portugal assegurou ainda na natação medalhas de prata, para Camila Rebelo, neste caso, em ‘dose’ dupla, com os 100 e 200 metros costas, bem como para Eliana Bandeira no lançamento do peso e Décio Andrade no lançamento do martelo, ambos no atletismo. Este é já o melhor pecúlio de medalhas de sempre de Portugal nas Universíadas.

 No final da prova, Mariana Machado, em declarações à FADU, afirmou: «Estou muito feliz, muito orgulhosa. Foi o ano mais difícil da minha vida, conciliar os estudos, fazer o quinto ano de medicina por completo, treinar tão arduamente para conseguir os resultados deste ano. Tive alguns problemas familiares, com a saúde da minha irmã, muito difíceis de ultrapassar, mas ela deu-me uma força enorme para conseguir estar aqui e treinar o ano todo para este objetivo».

 

Triunfo dedicado à irmã

«Quero – prosseguiu – dedicar esta vitória à minha irmã, que está a lutar contra uma doença oncológica, tem sido uma guerreira. Tenho de agradecer a ela e à minha família, a todas as pessoas que me apoiam, à minha treindora, à minha equipa, que me ajudou a chegar aqui na minha melhor forma. Foi sem dúvida a recompensa pelo meu esforço este ano e por isso não podia estar mais orgulhosa deste resultado. É o culminar de todo o sacrifício. Estou nas nuvens».

 

 Medalhas portuguesas

Mariana junta-se no quadro de honra a João Coelho, ouro nos 400m (atletismo), Gabriel Lopes, ouro nos 200m estilos (natação), Camila Rebelo, duas pratas nos 100m e 200m costas (natação), Eliana Bandeira, prata no lançamento do peso (atletismo), e Décio Andrade, prata no lançamento do martelo (atletismo).